segunda-feira, setembro 19, 2011

Então, o que é ser gaúcho?

Admira-me muito o fato de que pessoas, que se quer sabem o que é a Semana Farroupilha e o porquê desta comemoração, criticarem, posicionarem-se contra, sendo que são um zero à esquerda no assunto. Ser gaúcho não é simplesmente vestir uma bombacha ou o vestido de prenda e bailar a noite inteira. A alma gaúcha está, acima de tudo, em nossas raízes, nas muitas vidas que foram perdidas naquela Guerra dos Farrapos, no reconhecimento pelo o que é deste estado, na garra dos heróis farroupilhas, no amor pela lida campeira, pelo cavalo, pelo fandango gaúcho, enfim, por tudo o que nos trouxe até aqui.
E, ao contrário do que muitos pensam, a endumentária gaúcha não deve ser usada apenas durante sete dia. Gaúcho que é gaúcho é para todo o dia, toda a hora, aqui ou lá. A bombacha, a bota, o vestido são apenas representações do amor que se sente por este chão, sendo que, portanto, não é preciso estar vestido tal como mandam a regras para "provar" o orgulho por pertencer ao Rio Grande do Sul. O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) cria um padrão para que as futuras gerações possam, ainda, viver parte do que pode ser visto hoje, na maioria das vezes, nos CTG's. Se fosse permitido o uso de roupas e estilos que nada têm a ver com o espírito gauchesco, as tradições se perderiam. E, afirmo, além disso, que desde que comecei a frequentar os bailes durante a Semana Farroupilha, principalmente, no CTG Coxilha de Ronda, o respeito é o que há de maior valor.
Parabéns a todos os que vivenciam o tradicionalismo por toda sua vida. Com certeza, estes possuem valores indestrutíveis, os quais serão passados de geração para geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário