sábado, setembro 10, 2011

Escotismo pela vida

          O Escotismo, movimento mundial, fundado por Baden Powell, em 1907, tem como proposta o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira.
           No dia 31 de agosto de 1986, um grupo de jovens, sob o comando de Nilton Oliveira Pereira, comprometeu-se a lutar por um mundo melhor, fundamentando-se em valores como honra, amizade, respeito e autoconfiança. A partir do dever assumido para com Deus, com os outros e consigo mesmo, os jovens escoteiros cresceram e se fazem presentes, até hoje, respeitando os ideais do movimento. Ideais esses que vão desde o cumprimento com a mão esquerda, herança de uma guerra entre índios e Baden Powell até as experiências vivenciadas pelo fundador em sua vida guerreira.
         O fato do grupo estar completando 25 anos, na Terra dos Poetas, demonstra a aceitação da proposta escoteira nesta cidade. É, ainda, de extrema importância para o jovem santiaguense o trabalho de pessoas que buscam a melhor formação ética a inserção de meninos e meninas à sociedade. Os princípios de Nilton Oliveira foram semeados e, hoje, o Grupo Toutinegra mostra-se como um exemplo de amor à Pátria, de companheirismo e de trabalho em equipe.
        A cidade educadora orgulha-se pelo exemplo de dignidade e de incentivo que o escoteiro transmite aos jovens ansiosos por um país melhor. Seu mais alto objetivo é servir e, assim, levar adiante os ensinamentos de Baden Powell.
       Os patrulheiros santiaguenses mantêm-se fiéis ao seu fundador, desenvolvendo atividades que mostram a realidade, mostram como as coisas acontecem. São exemplos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Honram o símbolo de escotismo (o lenço escotista),são úteis e respeitam as diferenças.



Eis a Redação premiada no Concurso da Semana da Pátria. Muito Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário