sábado, junho 30, 2012

Amizade, sorrisos, alegria!

Karoline Agostini, Andressa Machado, Vitória Santos e eu, preparadas para o Arraiá do Medianeira.

Eu e Luíza, comandando a Cadeia do 3ºrão.

Parte da turma do 3ºrão.

3ºrão do Medianeira: Festa Junina.

Sexta-feira, durante a festa junina do Colégio Medianeira, o 3º ano do Ensino Médio, como ocorre todos os anos, foi o responsável pela cadeia. Sem dúvida, acredito que foi uma tarde de muito coleguismo e parceria entre todos. O lucro foi muito além do esperado, mas o fortalecimento da nossa amizade foi o lucro maior.

quarta-feira, junho 27, 2012

Na Presidência do Interact ...

Assumi, ontem, a Presidência do Interact Club Terra dos Poetas, ao lado de todos os companheiros da Família Terra dos Poetas!
Foi um lindo momento, onde, além de ser um dia especial para todos os rotarianos, foi possível o fortalecimento dos laços de companheirismo entre Interact, Rotaract, Rotary, amigos e familiares.





Minha diretoria é composta por:
Presidente: Clarissa Guerra
Vice-Presidente: Rodrigo Urach
1ª Secretária: Carolina Commim
2ª Secretária: Thaís Fonseca
1º Tesoureira: Jaqueline Barcelos
2º Tesoureiro: Lucas Gomes
1º Protocolo: Karoline Agostini
2º Protocolo: Lorenço Compani



Estou muito feliz por ter a confiança dos companheiros e o apoio dos amigos e familiares. O Interact fez uma enorme diferença em minha vida, desde a primeira reunião em que participei. De lá para cá, sinto que cresci e continuo crescendo. É uma nova etapa, uma nova fase que, com certeza, trará muitas conquistas e aprendizagens. Vamos lá, Terra dos Poetas. Permaneçamos em companheirismo sempre!

segunda-feira, junho 25, 2012

...

"(...) quero um amor maior, um amor maior que eu (...)" - Jota Quest

Diferenças que fazem toda a diferença

As aulas de redação com a Professora Neusa Costa sempre dão o que falar no 3º ano. É um dos momentos onde discutimos os temas atuais, criticamos nosso país, encontramos pontos positivos onde parece não haver, enfim, despertamos nosso senso crítico. Hoje, o tema foi a Rio+20.
Diversas opiniões foram dadas e a conversa, para mim, teve maior valor quando puder falar de uma experiência vivida enquanto assistia a uma palestra de um santiaguense. Enfim, já faz tempo, mas lembro-me que perguntei porque o Papa, maior autoridade da Igreja Católica, vivia em meio à riqueza, se Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura, rodeado por animais, enquanto crianças, jovens, adultos e idosos sentem fome e frio em todas as partes do mundo? Ao ser questionado, o palestrante simplesmente disse: "Quem pergunta isso, é ignorante." Falou mais algumas palavras, as quais eu não lembro, pois não serviram como resposta a minha pergunta e, se quer, conquistaram-me. 
Faço, então, uma pergunta aos jovens: "O que podemos fazer agora?" Falem que sou ignorante, podem falar, mas acredito que a nossa geração ainda pode fazer algo para salvar, não só o Brasil, mas o mundo inteiro. Quando parei para pensar hoje, percebi que estamos prestes a entrar em uma crise mundial, muito diferente de crises econômicas ou políticas, mas uma crise humana, onde as pessoas, aos poucos, se perderão por entre seus próprios desejos e não saberão por onde andar. Talvez, o fim do mundo seja em 2012. O mundo não acabará, o que entrará em extermínio são os que merecem. Quem sabe, até eu esteja nesse grupo, pois não sou mais do que ninguém para fazer julgamento, mas, cá entre nós, há um grupo que tem tendência a sofrer e ter um fim cruel. Tem gente que pensa ser tudo, enquanto é menos que nada.


A mudança precisa ser breve e deve partir de quem ainda tem força, tem ideias motivadoras e é a maioria. A mudança tem de ser para ontem e não para hoje ou para amanhã.

Início de semana, poucas palavras

Bom dia! Após um final de semana muito corrido, inicio hoje, uma segunda-feira de bastante trabalho. Faltam apenas 11 dias para a 2ª Feira das Profissões e os últimos detalhes têm de ser acertados, para que, no dia, tudo esteja como o esperado. Essa semana, faremos a divulgação nas escolas, com certeza, uma tarefa árdua. Caros leitores, deixo para vocês, agora, cedinho, a seguinte mensagem:

"Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é passageira, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades de ser e fazer os outros felizes. Muitas flores são colhidas cedo de mais. Algumas, mesmo ainda em botão. Há sementes que nunca brotam e há flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, vividas, tranquilas se entregam ao vento.
Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estaremos enfeitando este Éden e tam pouco as flores que foram plantadas ao nosso redor. E descuidamos, cuidamos pouco. De nós, dos outros. Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, ás vezes anos. Nos calamos quando deveríamos falar, falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio. Não damos o abraço que tanto a nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação.  Não damos um beijo carinhoso porque “não estamos acostumados com isso” e não dizemos que gostamos porque pensamos que o outro sabe automaticamente aquilo que sentimos. E passa a noite e chega o dia, o sol nasce  e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos e achamos que o temos não é o suficiente. Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos. Costumamos comparar a nossa vida com a daqueles que possuem mais que a gente.  E se experimentássemos comparar com  a daqueles que têm menos? Isso faria uma grande diferença.
E o tempo passa...
Passamos pela vida... Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa. Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos para trás. E nos perguntamos: E agora?
Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar um abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo o que temos. Nunca se é velho ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.
Não olhe para trás. O que passou, passou! O que perdemos, perdemos! Olha para frente.
Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo passageira, ainda está em nós." (Autor Desconhecido)

Faz tempo que não a leia por inteira, mas sei que são belas e sábias palavras! Excelente semana a todos nós!

sexta-feira, junho 22, 2012

Críticas ao sistema dominante

De repente, senti um alívio, uma confiança, uma felicidade tão grande. Acho importante compartilhar isso, já que, por várias vezes, senti-me confusa e, então, escrevi. Hoje, porém estou em paz, tranquila, apesar de todos os problemas que estão à volta. Problemas estes que são mínimos.
Tenho pensando nas crianças que, nessa época, sentem frio e, talvez, nem tenham uma moradia, uma casa. Penso naqueles que sofrem abusos, estão envolvidos com drogas e são adolescentes, jovens perdidos, enquanto alguém não tomar uma atitude. Quando digo alguém, digo também NÓS. Quando falo nós, refiro-me a cidadãos, políticos ou não, estudantes, pais, filhos, professores, religiosos, ateus. O mundo caminha para um estágio difícil. Escolhemos representantes que não são capazes nem de conversar, entrar em acordo para simplesmente mudarem a situação de pobreza, de falta de tudo, a violência, os erros do ser humano. Chega de corrupção, de altos impostos, de saúde esquecida, chega de subdesenvolvimento. 
Todo o ser humano tem direito a uma vida. Vida, para mim, é poder ser feliz, é ter o que comer, ter paz, ter uma família, pessoas com quem se pode contar e, acima de tudo, fé e força para vencer os obstáculos. Vida de verdade é ter acesso à educação e, então, reconhecer a dignidade de cada um.
Talvez, eu tenha fugido do assunto. Se fosse uma redação, minha nota seria zero, ou melhor, do jeito que vai o Brasil, quem sabe eu até garantiria a média. (Brincadeiras a parte.)
Confesso que foi bom pensar em tudo isso, ainda mais, após uma tarde de leitura. Inicio o final de semana com um espírito calmo e espero que, daqui para a frente, na medida do possível, seja sempre assim.

quarta-feira, junho 20, 2012

"Eles passarão, eu passarinho"

Mais um inverno se aproximando...Previsões de frio, chuva, sol, calor, seja lá o que for, não faz diferença. Os compromissos continuam, as responsabilidades aumentarão nos próximos dias, a calma e a paciência terão de ser duplicadas e a saudade, ah, essa derradeira, só traz lembranças de momentos bons e uma imensa vontade de voltar. Preciso ser mais compreensiva, urgentemente, olhar as pessoas nos olhos de forma intensa e saber interpretar o que sentem, caso contrário, o sistema pode cair.
Estou ansiosa. Bons dias me aguardam, quero muito que as coisas aconteçam para ontem. Sonho com o que me preocupa. Tenho dormido pensativa. Às vezes, confusa, sinto falta do que sempre me fez feliz. Às vezes, angustiada, tento fugir do que traz certa tristeza, mas tem algo mais forte que puxa, gruda e diz: "Vai dar tudo certo. Por favor, não tenta esquecer. Esquece de esquecer."
Assim, vai passando o tempo. Passou janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho. Julho também vai passar. 2012 vai passar. E como diz o querido Mário Quintana: "Eles passarão, eu passarinho"

segunda-feira, junho 18, 2012

Faltas

É ruim sentir esse vazio. Sinto-me inteira, mas com um furo, uma falha, entende? O que mais me preocupa, ainda, é o fato de não saber o que acontece aí, é o fato de não saber se está tudo bem, se nada te faltou.

domingo, junho 17, 2012

Meu pedido

Não se vá por completo. Não faça com que eu me sinta só. Sei que, talvez, você nem tenha coragem para isso, mas te peço que fique mais alguns minutos ao meu lado. Ensine-me como viver sem tua companhia, sem teus abraços. Diga-me como se faz para dormir sem alguém dizer "Boa Noite". Diga, por favor, que isso é impossível e, então, fique para sempre. Esqueça tudo o que não nos faz bem, esqueça os problemas e crie força, ao meu lado, para resolver tudo o que nos impede de ser feliz. Segure a minha mão, olhe nos meus olhos e, por favor, diga que seremos um só até o fim.

Confissões, tic tac tic tac

Hoje, eu precisava escrever. Sobre qualquer coisa. Ultimamente, as palavras têm sido meu saco de pancada, por que admito: tenho medo de falar com os outros e, então, escutar conselhos errados, suposições falsas, enfim, estou sendo, talvez, egoísta nos últimos dias. Porém, se cheguei a esse estágio, a culpa também é do mundo, que não perdoa tombos e oprime até o último instante.
Tenho encontrado em Deus e em minha família a fortaleza. É claro que, em todos os meios, há problemas. Eu sei disso, talvez, mais do que ninguém, porque, apesar de não ter vivido a tristeza de ser pobre e não ter o que comer, já vivi o medo de não saber o que virá amanhã e ficar de mãos atadas. Isso não é um problema! É um problemão! Pode causar dor, sofrimento, incertezas e, ainda, perca de tempo. Hoje em dia, a última coisa que se deve fazer é perder nosso precioso tempo com coisas que não darão certo, mas o ser humano, em sua maioria (não generalizo, pois alguém pode se ofender), é burro. Sim, somos mais burros que o próprios burros (animais). Às vezes, não pensamos, travamos nossa capacidade de raciocínio e tomamos decisões precipitadas, sem olhar para trás e sem enxergar as possibilidades do futuro. Esse é o princípio da incerteza: não saber o que fazer, mas continuar fazendo!
De repente, podemos até nos sentir perdidos em um mundo distante, sem fundamento, mas a não certeza continua. Que tal se parassemos? O tempo, o relógio, tudo parado, mas o pensamento a mil. Por favor, acho que precisariamos de um dia assim, só para pensar. Quem sabe, a violência chegaria ao fim, as famílias seriam mais estruturadas no amor, as amizades seriam eternas e os relacionamentos, mais verdadeiros e concretos.
Estou cansando, cansando, cansando, mas não posso tentar mudar as pessoas, alterar sua genética, o meio em que vivem e seus instintos. Isso é a vida! E ninguém é capaz de mudá-la, a não ser que comece por si mesmo, do menor para o maior. Tenho percebido que as coisas não dão certa se não forem cara a cara, olho no olho, tenho entendido que a distância é pior que a saudade. A saudade é um sentimento bom, a distância o transforma em ruim, quando traz confusões.
E aqui estou eu, neste universo de incertezas, de passa tempo, tic tac tic tac tic tac tic tac, eis a música que nos embala diarimente.

sábado, junho 16, 2012

(...)

Uma história mal terminada pode, com o tempo, dar fim a outra que, aos poucos, estava se concretizando.

sexta-feira, junho 15, 2012

Verdades e mais um pouco

Tornei-me uma pessoa altamente observadora porque o dia a dia me obrigou a ser assim, para que eu tivesse a resposta para a maioria das minhas dúvidas. Venho aprendendo coisas que só toma conhecimento quem reserva um tempo para pensar, para rever o que fez, para entender o que há. Eu estava numa fase de mudanças, mas agora já é o momento de estabilidade, é o instante de ter certeza do que deve ser feito ou não.
Cheguei ao ponto de ter a certeza de que tudo tem um jeito. NADA É IMPOSSÍVEL! Inimigos existem, porém, com o tempo, eles podem se tornar os melhores amigos, porque as pessoas se transformam e, por isso, as diferenças de uns para outros poderão ser amenas amanhã ou, quem sabe, mais intensas. 
O esporte é capaz de aproximar os distantes! O esporte é capaz de unir quem só sabia, até então, criticar e ser alvo de críticas. Sei que algumas pessoas não fazem ideia do porquê escrevo isso, mas aqueles que têm de entender, entenderão.
Estou contente. A vida tem me apresentado opções, oportunidades que, por enquanto, são pequenas, mas válidas. 
As coisas acontecem de forma mais simples, mais fácil quando se tem calma, paciência para esperar que os momentos venham quando têm de vir. Claro que é importante correr atrás. Dedicação nunca é demais, mas insistir no que não foi feito para dar certo já é burrice.
Vivo tranquilamente, buscando o bem e semeando-o, porque isso é o necessário para a verdadeira felicidade. Estou contente, sem medo, tenho fé em Deus e na vida. 

terça-feira, junho 12, 2012

Por amor

Então, quer dizer que hoje é o Dia dos Namorados? Dia dos eternos apaixonados? Digamos que hoje é um dia especialmente dedicado a isso, mas o amor deve ser celebrado a todo instante, todo momento. Quantos, hoje, estão sozinhos, tristes por terem perdido alguém? Quantos sentem a falta de uma pessoa que partiu para sempre? Quantos sentem saudade de quem está longe? Inúmeras pessoas hoje estão em suas casas, talvez, com inveja de quem pode, agora, estar ao lado de quem ama ou, quem sabe, estão felizes, pois não suportaram viver sem a certa liberdade que um relacionamento tira da gente. 
Não escrevo para os que estão sós, não escrevo para os que estão acompanhados. Escrevo para todos, escrevo por amor e sobre amor. E este não é simplesmente uma palavra de quatro letras, que juntas, foneticamente, causam arrepios a alguns e emoção a outros. Amor deve ser sempre sinônimo de felicidade. Quem ama é feliz, quem ama faz o outro feliz, quem é feliz transmite amor. 

Nós, brasileiros, vimos no dia 12 de junho uma oportunidade para darmos presentes à pessoa amada. No norte, em países de culturas diferentes, o Valentie's Day é um momento para se comemorar o sentimento mais raro e intenso da vida humana: o amor. A oportunidade é vista por todos como uma forma de expressar ao próximo os bons sentimentos que o coração resplandece. 

Acredito que mais importante, ainda, é o amor que deve-se sentir pela vida, pelo mundo, pelo ser humano. O amor pessoa, o amor carinho, o amor cuidado. 

domingo, junho 10, 2012

Carta

Querido amigo,

Tenho te notado tão distante, calado. Sinto que as coisas não estão bem. O que há? Será eu que errei? Será o mundo? Será tu? Tudo está mudando, eu sei, mas nossa amizade não poderia passar por nenhuma transformação, se esta não fosse boa. Gostaria de voltar no tempo...
Lembra daquela tarde em que apenas conversamos e comemos cachorro quente? Lembra das festas em que rimos sozinhos e não prestávamos atenção no que acontecia ao nosso redor, porque o importante era a música que escutávamos. Sei que tu nunca foste muito animado para essa história de dançar, beber, encher a cara e, por isso, te admiro, mas não dá para deixar passar a oportunidade de estarmos ao lado de quem amamos e de quem nos ama. Amigo erra, amigo perdoa. Alguns dormem em praças, pulam carnaval, outros escrevem, tocam violão, uns falam demais, outros são calados, mas o que existe entre amigos é muito forte para ser derrubado pelas diferenças.
Estou preocupada, sim. Não gosto de te ver assim, fora do mundo, sem muitas palavras. Gosto de ouvir tua voz cantando ou, simplesmente, me ensinando a tocar "Parabéns" no violão, ou ainda, dizendo que eu escrevo muito bem. 
Amigo, tu não estás só. Tens uma família incrível e pessoas que querem te ver bem e, principalmente, ao nosso lado, mas sendo o que sempre foste: o nosso grande amigo.
Não sei porque te escrevo, se tu poderias me escutar, mas sei que penso tudo isso porque reconheço tua personalidade, teus sonhos, teus gostos. Gosto da tua companhia, mas não do teu silêncio. Estarei contigo, mesmo que te calares, mas prefiro te ouvir e pode até ser enquanto tu dizes que estou errada. Não me importo.
Se quiseres conversar e falar sem parar, estarei aqui e não estou sozinha, pois há uns cinco ou seis que são verdadeiros irmãos, ao meu ver. Os outros que me perdoem, mas amigos fiéis mesmo são poucos, muito poucos e uma prova disso é que não foram muitos que caminharam, no mínimo, cinco quadras a pé, no frio, para tirar um sorriso teu. Conte comigo, velho amigo. Velho porque não é de hoje, amigo porque é para sempre!

sexta-feira, junho 08, 2012

(...) Quero continuar assim, tranquila.

É um sentimento confuso. Passageiro. Vai e volta. Fica nesse cola e não cola. Não há quem entenda. Mas quero continuar nesse barquinho. Ele é forte, resistente, não tem como ser destruído. Pode até balançar com as tempestades, mas é difícil acabar, é difícil se dissolver, mesmo que venha uma chuva tenebrosa. Quero continuar assim, tranquila.

terça-feira, junho 05, 2012

Talvez, quem sabe, talvez

Talvez, eu tenha exagerado nas palavras, omitido sentimentos e causado confusões. Talvez, eu seja a errada, a inconsciente, quem sabe, eu tenha distorcido as frases, mas o importante é que, mesmo assim, eu ainda não aprendi; ainda não me certifiquei de que sou errada, mas, também, não encontrei os erros dos outros. Então, será o mundo que está doente ou eu, carente de problemas, invento um? Ainda não tenho consciência do que se trata. Pode ser que seja um momento passageiro, uma crise psicológica, mas, se nem eu entendo, o que poderei deixar aos que me rodeiam e me questionam o que há? São muitas perguntas para pouco tempo e muito tempo para pouco problemas. 
Hoje, senti vontade de escrever e não o fiz por obrigação. Tenho me auto analisado e tirado boas conclusões. Sou uma consequência do meio em que estou. Não sou do tipo que sorri se não estou entre pessoas que me deixam feliz. Sou do tipo que não é falsa. Quando as coisas não estão bem, prefiro calar-me a falar coisas não reais para agradar aos demais. Tenho sido rígida e isso, de certa forma, balançou minha vida. Com o tempo, me acostumo comigo mesmo.

domingo, junho 03, 2012

...

Desculpem-me os leitores, mas, hoje, não sinto-me bem a ponto de escrever. Estou confusa, um pouco melancólica. Não é TPM. Não é ciúme. Não é nervosismo. Não sei.

sábado, junho 02, 2012

Rapidinhas

Sábado diferente na Terra dos Poetas. Tempo fechado, "friozinho"...Eu queria mesmo a chuva, mas, na hora certa, ela vem!
Finalmente, poderei descansar durante um final de semana. Tenho apenas a prova de literatura segunda-feira, mas, mesmo assim, dá para dormir até tarde e não se preocupar tanto.
Ontem, encontrei alguns amigos e nos divertimos muito. Depois de tanto trabalho e estudo, é ótimo ver pessoas queridas. Hoje, estou tranquila, sinto-me leve, mas sei que nem tudo está bem.
Esse mês será de muito trabalho, principalmente, por causa da organização da 2ª Feira das Profissões, a qual acontecerá nos dia 05 e 06 de julho.
Boa final de semana a todos!