terça-feira, fevereiro 28, 2012

[...] enquanto a vida [...]

Há relações que nunca darão certo, pessoas que nunca serão entendidas e momentos que não poderão ser repetidos. Há mistérios que não serão desvendados, enquanto a vida foi feita para ser vivida e não explicada.

domingo, fevereiro 26, 2012

Papo furado

Depois de um sábado chuvoso, o domingo chegou com um belo sol.
Amanhã, já é segunda-feira, é dia de volta às aulas para a rede municipal e estadual. O ano começa para muitos, enquanto, para mim, já começou a quase uma semana.

Tenho percebido que a cobrança já está sendo imensa. É como se os filhos tivessem um dívida com os pais, é como se todos os anos de dedicação precisassem ser retribuídos com a aprovação em um concurso ou, ao menos, uma decisão concreta do que se quer daqui para frente. Ouvi, várias vezes, muitos jovens dizendo que, por mais maduro, por mais consciência que se tenha, quase sempre é inevitável que não se fique em dúvida com relação a uma escolha.

Como não bastasse, a pressão por causa do vestibular, a saudade de quem está longe, as confusões da adolescência, ainda há os problemas com o ciclo de amizades, as más companhias, as influências e a necessidade de que se tenha certeza absoluta do que se é e do que se é capaz para que não se faça nada que gere arrependimentos no futuro.

Horário de verão acabou e, como diz a Letícia Balboni, tudo volta ao normal: aulas, verão parece que acabou, enfim, as férias chegam ao fim definitivamente.

Ontem, saímos, eu, Jéssica, Letícia, Laís e Lara para comemorarmos o aniversário de 16 anos da Danielle Sales. Parabéns, Dani. Sucesso!

Pelo jeito, o conto postado ontem agradou os leitores! Então, agradeço pelo incentivo e pelas visitas. Logo, mais novidades, ou melhor, talvez, alguns escritos "velhos" ou algum conto ou história nova que pode estar vindo por aí!

Ótimo finalzinho de domingo a todos!

sábado, fevereiro 25, 2012

Conto: Passado renascido

Acordei com uma sensação estranha. Como de costume, relembrei o antigo e verdadeiro amor, mas não deixei que isso mudasse o belo dia que começava com um sol radiante no céu. Eu precisava levantar, tomar banho, comer alguma coisa, trabalhar, sair para almoçar, estudar e ir para a faculdade, porém uma força me segurava deitada, como se eu estivesse presa àquele colchão. Na verdade, o colchão representava o passado. Um passado bom, inesquecível e velho! Sim, um passado que ia morrer muito breve.
Olhei pro relógio. Eram 07h30min. Há dez anos, eu saía para o colégio. Como o tempo passa! Senti meu coração pulsar e ao mesmo tempo, um filme passou em minha cabeça, como se fosse possível reviver alguns momentos sem que eu saísse do meu apartamento.
“Daqui a pouco mamãe ligará”, pensei, mas mesmo assim, continuei imóvel. Os raios de sol, aos poucos, inundavam a sala. “Como enxergo a sala se estou no quarto?”, esse pensamento besta fez com que eu me desse por conta de que a porta de meu quarto estava aberta e isso não era normal. Por alguns segundos, senti medo e tive vontade de gritar. Permaneci deitada.
7h45min. Pulei! Ergui-me e vi meu rosto. “Cabelos de ouro, olhos cor de mel” e pensando isso fui em direção a sala. Olhei para os lados. Enxerguei os raios de sol e meu álbum, alias, um dos álbuns que olhei na noite passada. Havia ainda uma carta. A carta que entreguei e se perdeu e depois, jamais chegou ao destino. “Mas, as palavras ficaram no coração dele”. Senti uma lágrima escorrer e percebi que eu estava com saudade do meu passado e não podia deixar que ele morresse. Relembrei minha infância, meus pais, meu irmão, meus avós, meus amigos, lembrei dos meus 15 anos e tive vontade de correr. Entretanto, caminhei calmamente, em direção a janela e como se eu fizesse algo impossível, olhei para o sol e seus raios me deixaram uma sensação de maior saudade.
“Não aguento mais correr atrás de algo que não é para mim. Preciso ir embora. Preciso voltar para casa, para minha cidade, para meus amigos, para as festas. Preciso ser meu passado.”
Fui até o banheiro. Escovei-me, penteei os cabelos e mirei-me no espelho. Eu havia mudado, mas mesmo assim, não perdi minha essência. Lembrei o dia em que uma pessoa elogiou meu olhar. Desde então, passei a valorizar meus olhos. “Como eles são lindos”, pensei, “são o maior tesouro que Deus me deu.” Mais uma vez, a vontade de correr foi intensa. Tive a ideia de caminhar na beira do lago central da cidade, mas eu não podia. Havia a obrigação de trabalhar me esperando e eu nunca abandonaria meus deveres.
Cheguei a cozinha, olhei ao redor e uma alegria tomou conta de mim, mas a alegria foi tão intensa que fez com que eu tivesse coragem e corresse até meu quarto. Abri o guarda roupa, peguei a mala de viagem e ali coloquei minhas roupas o mais rápido possível. Vesti-me com uma calça jeans, tênis e regata. Guardei em uma mala e uma bolsa tudo o que era meu.
Saí pela porta do apartamento com uma sensação de liberdade e o desejo de encontrar o meu passado, enquanto havia tempo para revivê-lo.

Novidades

Hoje, resolvi ler alguns textos que tenho salvos numa pasta, a qual existe desde 2009. É claro que há coisas de momentos, palavras que demonstram perfeitamente o meu estado de espírito, porém essa é a prova de que escrever me faz bem, principalmente, porque permite que, com o tempo, eu leia cada linha e, assim, reviva cada instante.
Resolvi, então, publicar, no "Um dia no amanhã", os melhores textos, inclusive, contos. Contos estes que revelam alguns sonhos, ilusões, medos, ou seja, parte de minha vida há algum tempo atrás, além de personagens que fazem parte do meu cotidiano.

O bom de escrever é isso: criamos momentos, pessoas, que são reais ou que, ao menos, queríamos que fossem de verdade.

Caro leitor, conto sua opinião, portanto, aceito críticas, elogios e sugestões. O "Um dia no amanhã" continua atualizado por causa do incentivo de cada um de vocês que leem meus escritos.

Não há escritor sem leitor!

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

2012, agora é para valer!

O ano "começou" oficialmente ontem e é apenas um piscar de olhos para que 2012 chegue ao final.
Para mim, já está sendo um ano de muita expectativa, porque, após a dedicação, virá a recompensa. Bastou começar as aulas para que viesse à tona a certeza de que este é, realmente, o último ano do Ensino Médio. Depois de uma convivência de anos, encarar a distância é algo que machuca, porém está perto do momento de cada um assumir suas responsabilidades, aprender a andar com as próprias pernas. Não me refiro apenas aos colegas, mas também aos pais, os quais, desde quando nascemos, estão presentes, dando apoio e, então, educam aos filhos para que estes vivam suas vidas, construam seus caminhos, idealizem seus sonhos e, principalmente, formas para realizá-los.
É agora o dia de recomeçar, de não medir esforços e aproveitar todas as oportunidades. É chegada a hora de viver intensamente cada dia, como se fosse o último. É chegada a hora de deixar o espírito jovem falar mais alto.

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Estudo, alunos, professores...Tudo recomeçando!

Que daqui para frente, tudo seja mais tranquilo, mais leve, mais sereno. Que as aulas, aos poucos, tragam maior conhecimento. Que os professores sejam sábios e saibam nos transmitir aquilo que aprenderam e que nós, alunos, possamos entender com clareza cada ensinamento. Que sejamos colegas, companheiros, parceiros, para que o convívio durante o ano todo seja de paz. Que na escola, na sociedade e na família, tenhamos jovens mais responsáveis, adultos mais conscientes e crianças mais crianças.
Que o tempo passe devagar, que possamos aproveitar todos os momentos, sem medo, sem receio de um possível arrependimento.

Àqueles que iniciam o ano letivo amanhã ou segunda-feira, Boa Sorte!

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Pode até ser...

Pode até ser birra de criança, papinho de adolescente, mas quando ninguém te entende, o tédio só tende a aumentar.

Segunda de Carnaval

Choveu em Santiago e região e, com isso, novos ânimos chegam. O Carnaval movimenta todo o Brasil.
Quarta-feira, o ano "inicia", pois as férias chegam ao fim e é o momento de se dedicar aos livros.
Não há muito o que escrever, pois, durante esses dias, tudo está "meio parado".
Ótima segunda de Carnaval a todos!

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

O Tempo e o Vento - vale a pena ler!

Terminei de ler ontem a última parte da triologia O Tempo e o Vento, sendo que esta é considerada pelo próprio Érico Veríssimo sua obra máxima. Fiquei realmente encantada! Enquanto se lê não se dá o verdadeiro valor, mas depois que a história chega ao fim, daí, sim, sente-se "saudade". Sim, estou um tanto quanto perdida. É claro que lerei outros livros, mas a história da Família Terra Cambará, iniciada por Ana Terra, é, além de uma verdadeira árvore genealógica, a narração do Rio Grande do Sul, enquanto este é formado.
Com uma união de personalidades distintas, mulheres reprimidas, homens valentes, jovens com medo de enfrentar as guerras, Érico nos leva a entender o porque de hoje o gaúcho se mostrar tão tradicional, tão rico em histórias.
Os livros do escritor gaúcho sempre me fascinam, mas confesso que O Tempo e o Vento me surpreendeu. Nem acredito que consegui terminar de ler os sete livros que formam a triologia e quer saber? Dá vontade de ler tudo de novo, dá vontade de viver cada um daqueles momentos.
Ana Terra, livro que inicia O Continente, o qual é a primeira parte, conta a história de uma mulher fortemente reprimida pelo pai e pelos irmãos e que, mesmo assim, mostra-se corajosa, enfrentando o mundo, com a cunhada e o filho, após ter sua casa invadida por argentinos. Assim, Ana chega até Santa Fé, pequena Vila, na qual se desenvolve toda a história, até o dia em que Rodrigo Cambará, em O Arquipélago, última parte da triologia, encantado com o Rio de Janeiro, passa a viver mais lá do que no Rio Grande do Sul. É um livro de grandes emoções, traz surpresas.
Se eu pudesse, pediria a Érico Veríssimo que me colocasse na história ou que, ao menos, incluísse a Clarissa Albuquerque, personagem de outro livro do autor, em sua narração.

Capa da minissérie, produzida pela Rede Globo, em que Glória Pires representa a corajosa Ana Terra e Tarcísio Meira, o sedutor Capitão Rodrigo.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

De pessoa para pessoa

É difícil conviver com várias pessoas e tentar contornar situações, principalmente, quando aquelas demonstram ter um pensamento único e, como não bastasse, colocá-lo em suas atitudes. O ser humano tem a incrível capacidade de não suportar, na maioria das vezes, as diferentes opiniões e não entender o outro, acreditando que apenas o que se acha que é certo é realmente o certo. Essa mania de se fechar, de não ser capaz de dialogar e mudar o que está errado é o que faz muitas pessoas serem consideradas tolas.
Tudo bem, todos nós temos aqueles dias em que não estamos abertos a nenhum tipo de conversa, porém viver assim sempre, para mim, representa ignorância.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Que venham as realizações!

O domingo foi diferente, com uma pontinha de diversão, de alegria, de vontade de começar a semana com tudo. E, então, a segunda-feira chegou e não deixou marcas de um dia qualquer, mas sim, do início da realização de um sonho. Cá estou eu feliz, feliz, feliz.

Falar com quem amamos faz bem, caminhar ao lado de quem é verdadeiro é melhor ainda. Saber que a vida proporcionará momentos muito especiais é o que faz o destino ser mágico. Então, que venham as dificuldades, as realizações, porque eu tenho muita fé e coragem para resolver os problemas e força suficiente para conquistar os meus sonhos.

Caros leitores, uma ótima semana a todos. Acreditem em vocês e sigam sempre sorrindo!

sábado, fevereiro 11, 2012

Idas & Vindas

Sábado de sol na Terra dos Poetas. Desde ontem, o calor deu uma trégua e eu, pelo menos, tenho mais ânimo para sair e aproveitar o restinho das férias.

Hoje, tem a Final da Copa Santiago de Futebol Juvenil entre Inter x Palmeiras. Nesta edição não assisti a nenhum jogo, mas fiquei feliz por saber que o Cruzeiro de Santiago chegou a semifinal. É importante para o próprio clube e para os santiaguenses, sem dúvida, o avanço, os bons resultados.

Saí cedo com o pai e a mãe, mas a cidade já estava um tanto quanto movimentada. Santiago, apesar de tudo, não pode mais ser considerada uma cidade pequena. Para um município do interior, a Terra dos Poetas está crescendo rapidamente!

As férias estão chegando ao fim. O Interact Terra dos Poetas voltou aos trabalhos faz duas semanas. O velho agito inicia novamente. 3º ano me aguarda e exige responsabilidade e dedicação. Todos os dias, surge uma nova ideia, uma nova opção de futuro e isso, realmente, deixa muitas dúvidas. É complicado escolher algo, ainda mais quando é tão cedo, que vai determinar toda a minha vida, praticamente. É preciso maturidade e certeza do que se quer!

Um ótimo sábado a todos. Grande abraço.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Segurança. Onde encontrá-la?

Todos os dias temos a prova de que vivemos numa sociedade sem segurança. Se pararmos para pensar, causa certa revolta por não termos o devido poder com relação ao que conquistamos, ao que é fruto de nosso trabalho.
A justiça protege os criminosos, a lei ampara quem não respeita o que é do outro, a segurança é dada para aqueles que matam e causam o horror em muitas famílias.
 O que ainda me chama maior atenção é o fato de se falar muito em direitos humanos. Faz parte destes ser roubado, morto ou se tornar refém de cidadãos ávidos por drogas, por violência, cidadãos fora de si? Acredito que não! Porém, o que se vê diariamente é uma triste realidade, em que até mesmo "os homens da lei" não praticam a justiça.
Temos acompanhado nos telejornais as greves dos policiais militares na Bahia e em outros estados do país, onde querem melhores salários, deixando a sociedade desprovida de segurança. No entanto, se a maioria deles não exerce sua profissão como deveria ser exercida, não possuem o mínimo de moral para "lutar" por maiores direitos.
 Se todas as pessoas responsáveis pela segurança pública cumprissem seus papéis, não existiriam ladrões, assassinos e traficantes "desfilando por aí".

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Uma vida é pouco

Bom mesmo é ter com quem conversar, ter alguém que se possa ligar a qualquer momento, para falar de qualquer coisa ou apenas ficar em silêncio sabendo que do outro lado há uma pessoa especial ou mais do que especial. Bom mesmo é saber que, mesmo longe, o sentimento aumentou. Bom mesmo é ter a certeza de que tudo vai dar certo num momento em que ninguém acredita, ninguém aposta nada. Mas, o que eu ainda acho melhor é ter a oportunidade de ser feliz em minhas mãos e aproveitá-la, não deixar que ela se vá, como se não fizesse a diferença. E, por falar em diferença, a vida não teria a mínima graça se aquela não existisse, nada teria um "quê" de quero mais se não houvesse uma pontinha de surpresa, de emoção, entende? É como se quanto mais se vive, mais se quer viver, é como se a vida fosse pouco para a vontade que se tem de estar aqui e participar desse espetáculo.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Violência

A verdade é que a violência, em todos os lados, continua trazendo vítimas, continua fazendo as pessoas sofrerem e, na minha opinião, francamente, muito pouco se faz para mudar essa triste realidade.

domingo, fevereiro 05, 2012

" (...) É preciso rever momentos (...) "

Faz parte da vida acreditar num sentimento quando a maioria das pessoas que deveria apoiar vira as costas. Faz parte da vida "reconhecer" aqueles com quem viveu-se momentos de alegria e de tristeza e perceber, então, que se está desprovido de confiança. É preciso rever momentos, rever ideais e selecionar apenas o que vale a pena. Faz-se preciso levar adiante só o que ainda tem sentido.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Início de mês

Muita coisa aconteceu nos últimos dias, talvez, por isso, eu tenha demorado tanto para atualizar o Blog. Além do calor intenso, o que eu acredito ter sido a causa para o mau estar que senti ontem, a rotina preocupante, as incertezas para o amanhã fizeram com que fevereiro mostrasse que veio para valer!
Hoje, acordei melhor, mas ontem à tarde, fui ao Pronto Socorro devido a minha pressão estar muito baixa. Foi um susto! Porém, passou, me sinto bem. Ainda ontem, fiz meu título de eleitor. É, fazer 16 anos traz muitas responsabilidades. Está certo que se eu não quisesse, não precisaria votar. Entretanto, acredito estar preparada para exercer a cidadania e, se Deus quiser, de forma correta, fazendo as melhores escolhas.

Estou terminando de ler "O Arquipélago", última parte da triologia "O tempo e o vento" do escritor gaúcho Érico Veríssimo. Uma excelente obra e, com isso, minha admiração pelo escritor só tende a aumentar.

As aulas começam daqui 19 dias...Parece que não tive férias, francamente! Embora a sensação de cansaço tenha passado e a vontade de estudar esteja presente em mim, há a certeza de que este ano é o pior, não apenas em exigência, mas também na questão de que é o último. Depois, cada um segue seu rumo e, então, alguns se distanciam, outros permanecem, enfim, é a vida.

Hoje, é sexta-feira, mais um final de semana pela frente. Desejo a todos uma ótima tarde! Abração.

Fevereiro ...

Que fevereiro traga chuva para baixar a poeira, acalmar os ânimos. Que fevereiro seja tranquilo e que, quando março chegar, estejamos renovados, sem medo de arriscar. Que fevereiro leve consigo a angústia, a ansiedade, qualquer tipo de mal que possa nos atingir.