sábado, abril 28, 2012

Risoto "pá" turma!

Trabalho cumprido! Hoje,  cerca de 400 pessoas contribuíram com o 3º ano do Colégio Medianeira comprando pratos do delicioso risoto feito pelo seu Pedro, com o auxílio dos alunos e alguns professores. O almoço fez parte da programação da 1ª Aula Temática, a qual incluiu pais e alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. 
Parte da turma 2231 com a Professora Neusa Costa, regente da turma, que, há mais de 20 anos, organiza alunos em seus projetos e promoções.

quinta-feira, abril 26, 2012

Enquanto valer a pena, vivamos!

A gente é criança, então, sempre será assim. As coisas não mudarão. Os amigos estarão sempre ao nosso lado. Família é família, nunca se dissolve. Nunca haverá dificuldades, os sonhos serão reais e as brincadeiras não precisam acabar.
Nós somos adolescentes e o português tem de ser o mais correto. Vestibular, passar de ano no colégio, festas de 15 anos, despedidas e o que foi a infância? Uma mentira? Uma perfeita ilusão? Foi uma fase, que passou. É preciso aprender a dizer tchau, talvez, adeus e entender essa história de morte, de leis, ética e moral, teoremas, fórmulas química, físicas e decidir. Cá entre nós, as decisões são as mais difíceis, porque, antes de mais nada, é preciso se entender e isso só os mais geniais conseguem. Eu não me entendo. Conheço-me, mas não sei o porquê de eu gostar de chocolate, saber escrever, amar português, literatura e redação e não ser a melhor em matemática. Não sei porque, às vezes, fico irritada, estressada com coisas inúteis. "Tá" vendo? Eu me conheço, mas não me entendo!
Agora, temos uma profissão, colegas no emprego, um chefe. Quem sabe, temos de comandar uma empresa, somos o "cabeça", o responsável. Ah, e se tudo der errado, não adianta tentar escolher outro caminho. É tarde! Alguns tem uma família para sustentar ou simplesmente, para dividir momentos ou para os dois: para compartilhar alegrias e tristezas e para dividir contas. Aí, tudo o que já foi vivido volta, mas em outros corpos, outras pessoas passam pela mesma coisa que nós passamos na infância, na adolescência. Cuidado: se tentarmos viver junto com elas, nos chamaram de babacas, velhos. Tudo tem limite! O tempo passou. Está na hora de aproveitar: há vontade, há independência, há dinheiro, mas os minutos, os segundos são poucos...faltam horas! Parece que o relógio passa mais rápido ainda!
Chega a fase do descanso, de aproveitar a vida, mas se, na escola, nossa postura não foi a mais correta(refiro-me à coluna) vivemos essa fase dentro de consultórios, clínicas, prédios de uma altura imensa. E o tempo? Ah, esse passa devagar, porque esperar para ser atendido por um médico é normal em nosso país, então, vivemos a última etapa da vida, olhando revistas, assistindo televisão e conversando com pessoas semelhantes a nós. E é nessas conversas que saberemos se valeu a pena ou não: se tivermos experiências, histórias engraçadas ou tristes, se nossos filhos forem vitoriosos e nossos netos nos amarem, pode ter a certeza de que fizemos história e esta ficará para sempre!

Idas & Vindas

Estamos próximos de mais um final de semana e, por incrível que pareça, o blog ficou em "silêncio" durante toda a semana. 
Os próximos dias exigirão mais ainda. São datas importantes, uma atrás da outra. Não há tempo se quer para respirar e refletir. Tem que viver, aproveitar, se jogar. Isso é o necessário!
Estudantes? É, a vida de muitos não é nada fácil e esses muitos poderiam ser a maioria. É complicado separar momentos, organizar o tempo, ordenar por importância cada detalhe.
O "Um dia no amanhã" ultrapassou as 8000 visualizações! Quanta felicidade!
Hoje, verifiquei minha nota na redação do Simulado do Portal Educacional. Tirei 35,0 valendo 40! Fiquei muito contente. Nada é impossível quando se trata de estudo. É preciso estudar, claro! Apenas os gênios sabem tudo...
Hoje, não é um dos meus melhores dias. Estou, digamos, muito crítica!
Boa tarde a todos!

sábado, abril 21, 2012

Quase 8000!

Mais nove visitas e o "Um dia no amanhã" chega as 8000 visualizações! É imensa a minha felicidade! Com menos de nove meses, alcançar tal número de visitantes significa que o meu dom realmente é um dom e que eu sei usá-lo de forma útil. 
Obrigada, leitores. Muito Obrigada! Faz tempo, meu blog tem sido a forma mais importante de divulgação, não só de meus textos, mas também do que acontece em minha vida.
O que acredito ser de maior valor, ainda, é o fato do "Um dia no amanhã" contar a minha história e esta é composta através do meu dia a dia, das pessoas com quem eu convivo, de todos os momentos. Então, o blog, o que eu escrevo também conta uma parte da vida de cada um de vocês, leitores!

Prometo que o "Um dia no amanhã" não ficará desatualizado ou esquecido. Prometo que, enquanto eu for eu, enquanto o dom de escrever estiver em mim, continuarei preenchendo os momentos com minhas palavras!

" (...)com a vida eu to de bem."

"Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado, com a vida eu to de bem.” (Caio Fernando Abreu)



Nas duas últimas sextas, participei do Lançamento da Coleção Outono Inverno das Lojas Paris. Belas confecções, calçados de qualidade, bom atendimento!

Idas & Vindas

Sábado de sol na Terra dos Poetas!
Dizer que a semana passou rápido seria um tanto quanto repetitivo, então, digo: A semana foi intensa, muitos compromissos, muito estudo e o pior é que ainda não acabou! Hoje, feriado, porém para mim é como se fosse um sábado qualquer. Ou melhor peco em falar "qualquer". Nenhum dia é qualquer um, nenhuma pessoa é qualquer uma. Tudo tem um gostinho especial, tudo tem o seu lado bom e seu lado ruim e espertos são aqueles que conseguem tirar proveito do que é bom e deixar para trás o que não não os beneficia.
Ainda ontem, estava pensando em como as coisas mudam. Sim, tudo muda, mas como os momentos passam voando e as experiências trazem um crescimento tão significativo que faz toda a diferença. Um ano é muito. Um ano é o equivalente a 365 dias de constante enfrentamento de obstáculos e conquistas.
Ótima tarde a todos!

domingo, abril 15, 2012

Uma palavra e meia

Finais de semana não existem, em sua maioria, para os estudantes. Escrever uma redação não é a pior coisa do mundo, porque a pior é controlar o nervosismo e a ansiedade, após ter estudado dias e mais dias para um teste. Nem imagine, então, quando se tratar de uma prova. E do Vestibular...Bom, é melhor nem lembrar!
A musiquinha do Fantástico me traz a ideia de que acabou o tempo livre para ao menos atualizar meu blog ou, simplesmente, visitar os avós. "Mais uma semana vem por aí", é isso que significa o início do Fantástico e o final, ah, este eu nunca vejo, pois já estou dormindo. "Amanhã é segunda. Tem que levantar cedo! Tudo começa de novo." Mentira. Levantei cedo todo o final de semana, que, na verdade, se resume a dois dias, somente 48 horas e isso é muito pouco para quem tem sete testes em cinco dias. Amanhã a coisa continua. Amanhã tudo será igual, se não pior, porque vou ter menos tempo para estudar. Sei, eu sei que no colégio eu também estudo, mas eu gosto mesmo de estudar em casa, sozinha, no meu canto, no meu quarto, tomando água. É, eu me hidrato enquanto estudo.
Amanhã, um novo tema de redação, um novo problema entre colegas, um novo stress por causa do tempo, um  novo amanhã. E que esse amanhã venha. Pior seria se não viesse. Para muitos, essa será a última noite, amanhã será o último dia e  esse final de semana foi o último em família. Muitos amanhã iniciam um novo emprego, chegam a uma nova cidade ou encerram um trabalho da faculdade. Muitos conheceram alguns e esses alguns, simpáticos ou não, serão amigos ou não. É, vira e mexe chego às incertezas. Mas é bom! É bom pensar no "e se". É bom pensar em tudo o que acontecerá amanhã na vida de todo o mundo. Sim, todo o mundo: na Ásia, na Europa, na Oceania, na África, na América. Só peço que seja de paz!
Imagina o dia em que os jornalistas falarem "Hoje, foi um dia histórico: Nenhuma morte, nenhuma agressão. As  pessoas viveram sem discórdia. Todos esqueceram suas angústias, seus erros. Foi o dia perfeito." E, então, depois e depois, falariam desse dia, porque as coisas são um tanto quanto repetitivas. Na verdade, espero que falem muito do "dia perfeito", já que todos os dias imperfeitos, quando assassinam alguém ou quando morre um famoso, manhã, tarde e noite, só se houve falar da mesma coisa.
Queria mudar o mundo. Mas é queria mesmo. Não sei se ainda quero, porque eu sou feliz assim. Eu estou contente e, mesmo os jornalistas falando diariamente da mesma coisa, eu quero fazer isso. Acho lindo levar aos demais as notícias. Acho lindo encontrar pessoas e situações diferentes, poder desvendar histórias. É, o jornalismo, na verdade, é uma investigação. 
Por hoje, chega! Já devo ter falado demais. Se falei algo indevido, me perdoe, querido leitor, pois estou cansada...não tive final de semana!

quinta-feira, abril 12, 2012

Incertezas com certeza!

Mais um final de semana se aproxima e parece que tudo acontece cada vez mais rápido, sejam conquistas ou decepções...O tempo voa!
Às vezes, assusto-me ao pensar que já tenho 16 anos, mas tudo está fora do lugar. Não sei o que acontecerá comigo até o final do ano, não sei se passarei no Vestibular ou em outro concurso ou se, em 2013, estarei trabalhando ou no Japão. É a etapa das incertezas, com certeza!
Então, talvez, eu seja mais independente. Quem sabe, meus pais não me considerem mais criança e meu irmão até me veja como superior com relação a ideias e pensamentos. Fico feliz com isso, mas também tenho em consciência o fato de que o futuro pode ser mais certo ou incerto e o que será de mim?
Prefiro ficar com as lembranças do que passou e acredito que isso sim aconteceu e está em mim, como marcas, como experiências. O passado foi válido, muito válido. E Um dia no amanhã será grandioso se eu não perder minhas expectativas e sonhos!

terça-feira, abril 10, 2012

Erros Ocultos

As pessoas cometem erros. Algumas voltam para pedir perdão, outras o esquecem e há aquelas, ainda, que deixam o orgulho falar mais alto e sofrem, sofrem por não quererem admitir que não são sempre certos. Então, criam-se confusões, idealiza-se até mesmo certa raiva que não existe, imagina-se situações, quer-se a distância. Porém, a mesma nem sempre é seguida arduamente e, em algum "tropeço", deixamos a emoção falar mais alto e corremos atrás. Às vezes, somos ignorados ou muito bem recebidos. Às vezes, tudo volta ao normal se é que antes era normal ou tudo permanece indiferente, esquecido.

domingo, abril 08, 2012

Conto: Tarde qualquer

Estava ela sentada em frente ao prédio de apoio da universidade. Eu, do alto de um edifício, podia acompanhar qualquer pessoa que na rua passava, mas me chamou atenção aquela moça (Ou seria já uma mulher?). Talvez, eu tenha acompanhado um dos momentos mais importantes de sua vida ou apenas uma tarde sem sentido. Não sei se ela sabia o que estava fazendo. Vestia calça jeans, um sapatinho sem salto e um casaquinho preto. Roupa ideal para o dia, pois ventava e era início de outono.
De repente, desviei o olhar e vi um menino e uma menina descendo pela rua. Menino e menina, forma de falar, porque eram universitários. Ele chamou minha atenção. Era a perfeita representação de um estudante. Tênis, calça jeans, camiseta branca e uma bolsa atravessada. O cabelo parecia ser cacheado. Pensei em assistir à novela, mas continuei analisando aquelas pessoas.
O que eu jamais imaginaria é que o menino encontraria a moça de calça jeans, sapatinho sem salto e casaquinho preto. Sim, a menina que acompanhava o estudante de cabelo cacheado entrou no prédio e, então, continuei analisando o casal.
Ele sentou ao lado dela. Começaram a conversar. Ela tomava uma Coca, provavelmente comprada no bar que havia logo na entrada do prédio.
Não sei o que conversavam, mas pelo jeito falavam de algo interessante, de algo que era comum aos dois.
Assisti uma parte da novela e, quando olhei para a entrada do prédio, a estudante que tomava a Coca e o menino da bolsa atravessada se beijaram. 
Chegaram mais algumas pessoas, os cumprimentaram e devem ter ido assistir à aula. Assustei-me quando vi a menina entregando uma pasta para outra estudante que chegava. Pensei “Ah, ela vai ‘matar’ aula. Isso é feio! Os pais dela não devem gostar disso!”. O que isso mudaria minha vida? Eu não tinha nenhuma ligação com ela ou tinha, porque, talvez, eu saiba de muitos detalhes que ela não tenha se dado conta. Quem sabe, eu esteja me intrometendo. Quem sabe, eles não gostem do que escrevi se é que um dia os personagens serão identificados.
Continuando, percebi que depois de um tempo, já eram três horas da tarde quando o casal entrou no prédio. Acredito que não eram colegas e não consegui identificar seus respectivos cursos. Pensei que iam continuar juntos. Não sei se continuaram ou não, mas às 19hrs, quando saí do Edifício em que eu estava analisando-os, vi apenas o menino subindo a rua. Deveria ir embora. Talvez, eles tivessem horários diferentes para o término das aulas ou não quisessem mais conversar. Talvez, tenham marcado um jantar ou aquela tarde teria sido única, nunca mais se repetiria.

Páscoa


Festa de Páscoa no Villa Velha. Ótima companhia!

sábado, abril 07, 2012

Páscoa: nem sempre o que dizem é verdade

Há muita gente duvidosa com relação a existência ou não; há muita gente querendo uma explicação, porém eu acredito e muito num ser superior e, por isso, procuro agradecê-lo diariamente pela vida, pela saúde, pela paz, assim como também os peço. Quase sempre, sou atendida e quando não sou, com o tempo, percebo que coisas melhores me esperavam.
Tenho sonhos, mas também tenho fé e isso é o essencial para que aqueles se realizem.

A Páscoa, para os cristãos, é o momento da ressurreição de Cristo. Pare, por favor! Faz tempo, venho me questionando quanto ao que é o feriado Páscoa, pois os próprios escritos bíblicos afirmam que a data já existia e que Jesus morreu na Páscoa. Portanto, mudemos nossa mentalidade: A Páscoa era um dia em que os Judeus libertavam um dos presos e em determinado ano, Jesus Cristo se fez prisioneiro, foi morto e no terceiro dia, ressucitou, salvando a humanidade do pecado.
Símbolos, como o cordeiro, por exemplo, já existia na Festa da Páscoa antes da Morte e Ressurreição de Cristo. Aquele era sacrificado e o Filho de Deus, então, passou a ser conhecido como o Cordeiro que remiu o pecado do mundo.
Muitas vezes, não refletimos sobre o sentido de comer chocolate, dos ovos da Páscoa. Alguns não sabem se quer o momento vivido e o porquê de tamanha importância.

Que nesta Páscoa entendamos e possamos concordar ou não com as ideias apresentadas. Que a paz não se desfaça.
Desejo a você e sua família a doçura do chocolate e o amor do Cristo Ressuscitado!

quinta-feira, abril 05, 2012

Palavras pequenas, palavras apenas

O importante mesmo é ter alguém ao nosso lado que nos motive, que nos ame e que saiba respeitar nossas escolhas. As companhias não são somente para as horas boas e se forem, que não as chamemos de amigos. Porém, se aquelas estiverem presentes a todo o instante, seja ele de felicidade ou um momento difícil, que o consideremos e não o apenas chamemos de amigos.
Há grande diferente entre falar e sentir.  Falamos sem pensar, mas não sentimos sem que o coração saiba, sem que o coração sinta. E o que mais me intriga, ainda, é essa história de mente, de poder, de força que vem do fundo da alma. Às vezes, não sabemos o quanto temos para vencermos as dificuldades. Buscamos riquezas materiais e não olhamos para dentro de nós mesmos.
Que as coisas se ajeitem para mim, para vocês, para nós e que saibamos agradecer, pois não adianta ser orgulhoso e não admitir que não alcançamos nada sozinhos!

quarta-feira, abril 04, 2012

Os feriados e o trânsito

Nos aproximamos da Páscoa, Festa da Ressurreição de Cristo. Mais um feriado! Além das comemorações, temos de nos preocuparmos com a violência no trânsito, a qual, desde já, passa a ser discussão em telejornais, pensando em medidas para diminuir os índices de mortos e feridos.
Embora seja necessário a prevenção, acredito que cada ser humano deve ser consciente do valor que tem a sua vida e, então, aprender a respeitar os demais. Quando se tem o controle de um carro, não se pode levar em consideração apenas seus direitos, mas também os do outro. Para que a violência no trânsito chegue a índices 0, a vida deve ser vista como de todos e não somente minha ou tua.
Então, que saibamos respeitar os limites de ir e vir!

segunda-feira, abril 02, 2012

Que abril não passe rápido!

Que abril seja de paz! Peço apenas tranquilidade, paciência e amor. Tranquilidade para suportar os obstáculos, paciência para resolver os problemas e amor, muito amor para permanecermos juntos mesmo depois das tempestades. Ah, que venha a chuva e que ela seja calma, que ela leve embora a seca, o egoísmo e a solidão que incomodam muitos coração. Que abril não passe rápido!

domingo, abril 01, 2012

Momento especial

Para encerrar o mês de março, época  de grandes conquistas e reconhecimento, fui entrevista por minha ex-professora e amiga Lígia Rosso, no programa Palavras e Ondas.
Foi um momento muito importante, onde pude falar de mim como jovem, como escritora e como ser humano. Assim como destaquei no programa, há pessoas que acreditam em mim, investem sonhos e, então, além, de agradecê-las, gostaria de dizer que estou fazendo o máximo para superar todas as expectativas, inclusive as minhas.

À Lígia, em especial, meu reconhecimento e carinho e, acima de tudo, minha amizade, o que acredito ser o maior tesouro que podemos dedicar a alguém.