quarta-feira, agosto 31, 2011

[...]As máscaras um dia caem[...]

"Eu estou aqui: tentando me convencer de que as pessoas são verdadeiras. As máscaras, um dia, caem, eu espero."

Idas & Vindas

Quarta-feira de sol na Terra dos Poetas. Desde segunda-feira, não foi possível fazer nada a não ser estudar, me preparando para as provas, mas mesmo estando cansada e desejando férias, estou muito feliz. O texto que escrevi com o tema "Grupo Escoteiro Toutinegra, civismo e cidadania: 25 anos na comunidade santiaguense", para o concurso da Semana da Pátria, a nível minucipal, foi premiado em 1º lugar. Amanhã, às 10hrs, em frente a Prefeitura de Santiago, receberei o troféu. Esta, por sua vez, é uma das provas de que devemos valorizar nossos dons e saber, acima de tudo, fazer com que as pessoas reconheçam nosso esforço.
Entretanto, minha felicidade se confunde com raiva de certas pessoas, as quais pensam que os outros podem ser feitos de bobos, através de mentiras muito mal elaboradas. Estou indignada! O mundo apresenta muitas armadilhas, mas como diz meu amigo Ghabriel Palma, "a volta volta" e eu acredito que a dignidade e a honestidade são essenciais para quem busca fazer, realmente, sucesso. Não gosto de citar nomes e muito menos, fazer escândalos em meios públicos, mas juro que já pensei em desmascarar tal cidadão, o qual parece não conhecer a força que um ser humano possui, mesmo tendo apenas 15 anos e não possuindo a mesma experiência que muitos "espertinhos". Cuidado: há pessoas posando de "bonzinhos", enquanto, na verdade, são cidadãos sem caráter algum.
Um boa tarde a todos!

segunda-feira, agosto 29, 2011

domingo, agosto 28, 2011

[...]A vida não tem limites[...]

"Confesso que estou me descobrindo a cada dia. A vida não tem limites e estou usufruindo essa liberdade com a maior intensidade possível, mas ainda tenho medo de me machucar, mesmo querendo voltar ao passado e fazer tudo igual."

sábado, agosto 27, 2011

[...]tudo aconteça novamente[...]




"O tempo e o sol vivem em contradições, pois enquanto um tenta levar consigo cada momento vivenciado, o outro traz a esperança, a cada amanhecer, para que se possível, tudo aconteça novamente. Embora, os raios dourados do sol tragam essa esperança, há sempre em nós uma vontade de ser diferente, uma obsessão por mudança e crescimento."

Mudanças

Às vezes, sinto-me só, no sentido de que, apenas eu penso assim, quero e sou assim e isso não é bom! Não me sinto egoísta, mas tenho medo de eu mesma me obrigar a seguir sozinha, exatamente, porque não há ninguém nesse imenso mundo pequeno, que pense como eu. Sou única, sim, todo o ser humano tem um pouco de individualidade, mas parece que a minha é mais intensa. Estou, aos poucos, me afastando das minhas dependências. Não dependência química, é claro, mas dependências com relação a pessoas, fatos, momentos. Talvez, seja apenas uma questão de costume, porque, na verdade, isso tudo é apenas a mudança. A mudança a qual me referi em janeiro. Eu sempre soube que, de uma hora para a outra, o mundo me obrigaria a crescer, a ser mais independente e a me virar sozinha e agora, eu vejo que a pouca liberdade, da qual posso desfrutar, não é, exatamente, o que eu preciso para ser feliz.
A vida nos apresenta surpresas todos os dias, fazendo com que, em alguns momentos, nos sintamos perdidos. Conhecemos pessoas, as quais pensamos que nos acompanharão para sempre, nunca nos farão chorar e poderão nos fazer esquecer o passado, mas não é tão simples assim. Algumas vezes, isso não passa de uma ilusão ou até mesmo de uma emoção de momento, que logo passa. E então, você se sente assim: livre, leve e solto para ir aonde quiser, sozinho. É essa a sensação que me deixa inquieta.

quinta-feira, agosto 25, 2011

Idas & Vindas

Nem parece que hoje é quinta-feira. Desde domingo, ou seja, desde o início dessa semana, não estou muito bem com relação à saúde. Até terça-feira, uma inflamação na garganta fez com que eu não tivesse ânimo para nada e hoje, pela manhã, fui obrigada a sair no meio da aula e vir para casa porque estava enjoada. Agora, sinto-me melhor e estou até com vontade de ir na Educação Física.
Hoje, ao visitar meu blog, constatei que o "Um dia no amanhã" chegou às 1000 visualizações. Fico muito feliz e aproveito a oportunidade para agradecer os leitores e pedir desculpa por, às vezes, "abandonar" meu blog. Saibam, porém, que estudar não é uma tarefa fácil e exige muito.
Vou aproveitar a tarde para estudar, afinal, amanhã, tenho uma prova de português e um teste de história. A semana que vem promete.
Uma ótima tarde a todos. Grande abraço.

sábado, agosto 20, 2011

Extinção da Espécie Humana

Por mais incrível que pareça, hoje, acordei com a conversa de meus pais a respeito da tragédia, ocorrida nessa madrugada, em Santiago. Realmente, não sei para qual rumo caminhamos. Onde está, em meio a tudo isso, a chamada instituição familiar? A sociedade precisa, urgentemente, acordar para a realidade e o mais importante: agir.
É humanamente impossível estudar, idealizar um futuro e buscar a realização dos sonhos diante de tamanha violência e falta de amor entre os seres humanos. A vida, atualmente, parece não ter valor. As pessoas sentem-se donas umas das outras, como se um homem ou uma mulher fossem um objeto, o qual pode ser descartado. Isso é assustador, mais do que qualquer filme de terror, por mais horrorizante que seja este.
Estamos tão envolvidos pelo desejo de preservar o meio ambiente, que, muitas vezes, esquecemos das relações humanas. Chegará o dia em que não será a fúria da natureza que destruirá a espécie humana e sim a fúria dos próprios homens, que lutarão, constantemente uns contra os outros, até que o ser humano seja extinto, tal como um animal.

quinta-feira, agosto 18, 2011

[...] E eu, o que faço aqui? [...]

Louca. Insensível. Incerta. - Não sei se essa é a descrição para a vida ou é meu retrato no futuro. - Quando olho para os lados, só vejo bagunça, então, escuto sons de tristeza. Percebo que a bagunça é apenas a violência e o medo que protagonizam o mundo ao meu redor. E eu, o que faço aqui?

Em que estágio vamos parar?

Hoje, realmente, parei para pensar nos últimos acontecimentos e confesso que fiquei assustada. Em que estágio vamos parar? O trânsito, que deveria ser visto como um "amigo" do ser humano, em suas atividades diárias, representa, agora, um risco à vida. Em menos de duas semanas, verdadeiras tragédias causaram sofrimento para famílias e, consequentemente, preocupação com relação aos limites do mundo.
Discute-se muito sobre preservação ambiental, mas, ao mesmo tempo em que busca-se salvar o Planeta, o trânsito e a violência matam seres humanos, muitas vezes, inocentes. O certo seria conciliar ambos problemas e procurar soluções que, realmente, façam a diferença.
Sou jovem, tenho apenas 15 anos e admito que tenho medo do que pode vir pela frente. O tempo não pára e as consequências são mostradas agora. Vivemos em meio a inúmeras dúvidas, angústias e quanto mais se procura uma resposta, mais se questiona. Há sempre uma vontade de revolucionar, mas as pessoas não têm, ultimamente, um desejo de mudanças, preferindo continuar nessa rotina e aceitar as imposições que a vida nos dá.
Boa Noite.

Palavras de Caio [9]

"Para atravessar agosto é preciso antes de mais nada paciência e fé. Paciência para cruzar os dias sem se deixar esmagar por eles, mesmo que nada aconteça de mau; fé para estar seguro, o tempo todo, que chegará setembro — e também certa não-fé, para não ligar a mínima às negras lendas deste mês de cachorro louco."

quarta-feira, agosto 17, 2011

[...]surge um desvio chamado destino[...]

"Parece que quanto mais eu fujo, mais eu me envolvo, pois quando a fuga está se completando, surge um desvio chamado destino , o qual me leva de volta ao início. Então, percebo que a tentativa foi em vão."

"Não vale a pena remar sem saber aonde ir..."

A vida é mesmo engraçada e porque não dizer, assustadora? Sim, pois os fatos acontecem de uma forma tão rápida, que às vezes, choramos de tanto rir ou, ainda, rimos após muito chorar. Enfim, todos os dias, somos destinados a enfrentar um turbilhão de coisas estranhas, que, talvez, nunca tenhámos visto, mas enfrentamos, vamos em frente e, na maioria das vezes, vencemos. Vencer nem sempre significa subir ao pódio com o troféu, porque de nada adianta vencer e não saber como se chegou a tal lugar. O bonito de se viver é saber o porquê de se estar aqui. "Não vale a pena remar sem saber aonde ir, ao menos que se esteja desfrutando da mais plena liberdade." Mas, no mundo, acredito que só é livre quem não tem sonhos, porque estes são uma forma de prisão, um aprisionamento interessante e contagiante, que sempre deixa um "gostinho de quero mais".
 Hoje, você pode apostar toda sua felicidade numa pessoa, mas lembre-se: assim como você, a "pessoa" também tem sonhos e pode, em algum momento, virar as costas e seguir sua vida. Então, você aprende que nada substitui o amor próprio e o único ser capaz de correr atrás de sua felicidade é você mesmo.
Uma ótima tarde!

domingo, agosto 14, 2011

Palavras de Caio [8]

"Ou me quer e vem, ou não me quer e não vem. Mas que me diga logo pra que eu possa desocupar o coração. Avisei que não dou mais nenhum sinal de vida. E não darei. Não é mais possível. Não vou me alimentar de ilusões. Prefiro reconhecer com o máximo de tranqüilidade possível que estou só do que ficar a mercê de visitas adiadas, encontros transferidos."

 

Pai...

Os pais e o compromisso para com a Humanidade

Antigamente, o pai era a figura responsável pelo sustento da família, ou seja, quem trabalhava para que todos pudessem ter o que comer, o que vestir, etc. No entanto, o pai, assim como o mundo, sofreu mudanças...Ele não é somente aquele que deve manter a ordem da casa, de forma que os mais velhos sejam respeitados ou, ainda, escolher o melhor marido para a filha. Numa sociedade ávida por riquezas e consequentemente, consumista, o pai é quem, muitas vezes, substitui uma mãe ausente, é quem lê uma historinha para o filho e tenta acalmá-lo no meio da noite, quando este acorda assustado. Há, porém, pais jovens, que se quer, sabem o que está acontecendo e são obrigados a assumir uma responsabilidade, por causa de uma ação inconseqüente. A verdade é que existem diversas formas de ser pai, mas a essência não pode ser esquecida, pois esta é o que garante a felicidade de uma família, é o que faz com que o amor esteja presente, mesmo nos momentos mais difíceis, como a falta de dinheiro para pagar uma conta ou, ainda, a falta de alimento. O que não se pode deixar em escassez é o amor, a paz e a união, sentimentos que só fortalecem os laços familiares. Além disso, um pai de verdade é aquele que respeita a mãe de seu filho, é aquele que mostra ao filho o que é o amor, não somente  entre um homem e uma mulher, mas também do ser humano para a humanidade, como num todo.
A todos os pais, Parabéns e, acima de tudo, que se comprometam com a responsabilidade assumida no momento em que geram um filho, pois a criança precisa do acompanhamento do pai e da mãe sempre. Um Feliz Dia dos Pais!

sexta-feira, agosto 12, 2011

Sexta-feira...

Sexta-feira, final de semana chegando. A volta às aulas veio com tudo e o tempo está curto, muito curto. Nos últimos dias, um "verãozinho" tem trazido alegria para aqueles que gostam do calor, mas a previsão diz que amanhã já chove.
Estou cansada, confesso, mas ao mesmo tempo, feliz. Considero-me uma pessoa feliz, pois, afinal, a vida exige muito e se não tivermos a capacidade de agir conforme o tempo manda, ficaremos para trás. Hoje, na aula de História, com o professor Gasguito, discutimos sobre as heranças deixadas para nós, brasileiros, quando houve o contato entre o índio e o europeu. Cheguei à conclusão de que não é a tecnologia ou a globalização que nos trouxeram a este estágio de convivência humana, mas sim, o próprio homem, o qual desde o princípio, tem ideias absurdas e as põem em prática. Falou-se, ainda, sobre a interferência do Estado e da religião na vida de uma pessoa. É importante dialogar em grupo para que nossas opiniões sejam, muitas vezes, esclarecidas. Dessa forma, aprendemos e esquecemos os erros.
Peço desculpa por "abandonar" meu blog, pois nos últimos dias, o colégio tem exigido demais e está certo, pois há um futuro pela frente. Sempre que puder, estarei aqui escrevendo! Um grande abraço.

terça-feira, agosto 09, 2011

Verdades

Um dia, escrevi que quanto mais eu vivo, mais eu quero viver. No entanto, assim como todo o ser humano, há dias em que não acordo bem e tenho vontade de fugir não sei para onde, mas sinto-me cansada dessa rotina de estudos e desilusões para todos os lados. Foi pensando em sumir que eu decidi mudar. Sabe aquelas mudanças em que você se sente renovada, mas o mundo não enxerga que você não é mais a mesma? Pois bem, mudei assim!
Não cortei o cabelo, se quer pintei, não mudei, radicalmente, a cor do esmalte, não me tornei arrogante e muito menos, simpática ao extremo. Eu, simplesmente, abri a gaveta do coração e abandonei nas folhas do meu diário aquilo que deixou de fazer sentido. Larguei de mão todos os sonhos que não deram certo. Confesso que o MSN não é mais algo insubstituível e que, além disso, quando se olha no olho da pessoa, a transmissão de pensamento é mais intensa. Eu pensava que havia crescido o suficiente para entender e saber encarar estas mudanças, mas agora...agora sim, sinto firmeza em minhas atitudes. Aprendi que nem tudo que parece é e, portanto, algo que ontem era essencial para minha felicidade, hoje, está guardado na gaveta de coisas velhas. Não escuto mais as músicas que, um dia, escolhi como melhores, não acredito em contos de fadas e estou buscando inovações a cada dia. Cheguei à conclusão de que não existe uma receita exata, mas sim, sonhos e idealizações a serem concluídas.

sábado, agosto 06, 2011

Mais um final de semana...

 Hoje, diferentemente de uma semana atrás, há um lindo sol desde o amanhecer. Durante uma semana de aula, muita coisa aconteceu, tais como testes, o calendário de provas como presente, trabalhos a serem elaborados e muito bem apresentados, pois a exigência torna-se cada vez maior.
Neste final de semana, o Interact e Rotaract Terra dos Poetas farão um risoto para arrecadação de fundos para nossos projetos sociais. Será no Salão da Capela São Jorge, no valor de R$ 2,50.
Estou, a cada dia, mais feliz por participar do Interact e principalmente, pelas amizades que lá encontrei. Cresci muito. Sinto que, às vezes, precisamos passar por mudanças porque estas podem ter um valor significativo em nossa vida.
Céu na Terra dos Poetas neste sábado.

O final de semana começa para alguns com más notícias, desde que graves acidentes de trânsito deixam marcas de sofrimento aos familiares. A sociedade, na verdade, sofre ao vivenciar tais acontecimentos, porque ninguém está livre de que isso ocorra. Nesses momentos, acredito que a única coisa que nos faz seguir em frente é a fé e por isso, considero esta como elemento indispensável ao ser humano que quer viver bem.
Um grande abraço a todos.

sexta-feira, agosto 05, 2011

Palavras de Caio [7]

"A bem da verdade, revele-se em alto e bom som, embora por escrito: eles foram intensamente felizes enquanto nada acontecia."

quarta-feira, agosto 03, 2011

[...]tudo depende do tempo.

"A vida nunca desiste da gente. Ela apenas dá um tempo para ver como reagimos. Os fracos pensam ser esses momentos infelizes para sempre. Os fortes vivem cada dia com a maior intensidade possível e esperam o tempo que for preciso para serem felizes. A vida, o mundo, o dia, a noite, tudo depende do tempo."

terça-feira, agosto 02, 2011

[....]Acredito nos sorrisos[...]

“Estou começando a entender o porquê de muitas noites eu ter ido dormir com medo. Eu sempre acordo com coragem, mesmo que eu não lembre os sonhos que tive, há em mim, uma força, que me impulsiona para frente. Essa sensação de que para tudo há uma solução é o motivo do meu sorriso diário. Cheguei à conclusão de que as lágrimas que derramei eram somente de emoção, porque a tristeza faz parte da vida e nem sempre é expressa com o choro e o desespero. Aprendi a desconfiar das pessoas que demonstram a tristeza, na verdade, elas podem estar apenas buscando atenção e planejando a volta por cima. Acredito nos sorrisos, no brilho no fundo dos olhos e no tum-tum do coração.”

[...]mas estou tentando me afastar[...]

"Tenho escutado as mesmas músicas, usufruído das mesmas palavras, relaciono-me com as mesmas pessoas, mas estou tentando me afastar de tudo que apenas me engana e traz incerteza."

Palavras de Caio [6]

"Tenho repetido que, no que depender de mim, me recuso a ser infeliz."

Chuva, frio e vento...

Como previsto, foi apenas as aulas começarem para que o tempo se tornasse curto e meu blog ficasse abandonado. Ontem, primeiro dia de aula e primeiro dia do mês de agosto, foi cansativo, desde que muitos trabalhos a serem entregues no dia de hoje precisavam ser finalizados e, consequentemente, isso gerou uma correria danada. Hoje, apesar do "tempo feio", tudo está mais tranquilo. Acredito que vocês, meus caros leitores, já tenham percebido que não gosto de chuva e nesta terça-feira, pela manhã, cheguei à conclusão de que em quinze anos, hoje, é o primeiro dia em que vivencio uma combinação de chuva, frio e vento.
Espero que a quarta-feira traga maior motivação para sair de casa e principalmente, para assistir à aula!