domingo, dezembro 30, 2012

Amanhã: mais uma oportunidade

O último dia de 2012 aproxima-se, a última oportunidade de sermos felizes, de arriscarmos, de chorarmos, a última oportunidade de emoção deste ano é amanhã e, depois, então, surgem, como frutos de uma mágica,  novas 365 chances de vivermos da melhor forma possível.
Particularmente, não parece que 2013 bate a nossa porta. Como de costume, "Passou tão rápido!"...Até passou, mas viveu-se de tudo e mais um pouco. Sentiu-se saudade, amou-se, sorriu-de, chorou-se e a herança de amizades diminuiu, confesso, porém a vida é assim mesmo. Pessoas vêm e vão, alguns sonhos se realizam, outros tornam-se decepções, amizades provam ser realmente verdadeiras e outras ficam para trás.
Amanhã, finda uma etapa e o mais importante, neste momento, é ter a certeza de que o dever foi cumprido e isso depende de cada um, de acordo com o que se acredita ser o mais certo.
Espero que tudo aconteça da melhor forma possível, espero que as coisas se ajeitem para todos nós. Espero ser mais feliz do que sempre, espero viver mais do que vivi até agora. Até amanhã!

sexta-feira, dezembro 28, 2012

Sinto, apenas sinto.

Há coisas que não se explica, apenas vive-se. Um abraço, um sentimento, ciúme, amor, saudade, um beijo, desejo, medo, olhares, lágrimas e risos. Tudo isso e uma única pessoa.

quarta-feira, dezembro 26, 2012

Sejamos felizes!

 
"Abraço Solidário" , projeto desenvolvido pelos Club's Terra dos Poetas (Rotary, Rotaract e Interact). Momento inesquecível, porque, além de distribuir abraços a pessoas, que, na maioria da vezes, eu não conhecia, percebi que um ato de solidariedade e carinho, como um abraço, pode transformar o dia de qualquer um de nós.
Nessa época de fim de ano, eu, particularmente, não me sinto bem, mas há momentos que fazem a difereça, independente das pessoas que conviveram conosco. O final de 2012 está sendo um tanto quanto diferente, sinto-me renovada, contente, uma sensação de dever cumprido. Estou preparada para encarar um 2013 repleto de novidades, novas responsabilidades, sonhos se realizando, coragem e força para encarar os momentos difíceis, as separações, as distâncias. Sejamos felizes!

Vida: encantos e surpresas

Cada segundo parece uma eternidade quando está-se esperando para reencontrar alguém especial, quando houve um ano de distância separando dois seres, quando não se sabe o que acontecerá.
Oh, vida, tu és, ao mesmo tempo, encantadora e surpreendente. Que dê tudo certo!

Heranças do dia 25 de dezembro

Que ontem foi Natal todos nós sabemos, porém a dúvida é o que ficou para hoje, para amanhã, para o próximo ano...A maioria de nós reuniu seus familiares e, em abraços concretos, desejou-se paz e saúde, certamente, e eu espero que tudo o que desejei e tudo o que desejaram a mim faça parte do novo ano que se aproxima. Se cada um de nós colocar em prática o amor, a paz e a esperança de um mundo melhor, com certeza, o futuro nos reservará maravihosas surpresas, além de uma vida mais digna e justa.
Ontem, fomos convidados a reviver o Nascimento de Cristo, momento que marcou a história da humanidade e transformou nossas vidas. No entanto, muitos não refletiram sobre os ensinamentos que Jesus trouxe a nós e a bela herança de amor e fraternidade que ele dedicou ao mundo. Sejamos conscientes da importância de uma fé, sejamos conscientes quanto à necessidade de acreditar em algo superior, um suporte para cada um, nos bons e maus momentos, na felicidade e na tristeza. Saibamos agradecer a Deus pela vida e pelas pessoas que nos rodeiam, agradeçamos pelo que somos e não pelo que temos!
Que a compreensão, a honestidade e a verdade estejam presentes em cada ato do ser humano; que o espírito de Natal não nos envolva apenas no dia 25 de dezembro, mas sim, nos próximos 365 dias para que, ao final de 2013, possamos, novamente, renovar nossos laços de amor e paz.

sábado, dezembro 22, 2012

"(...) vou deixar passar a tempestade (...)"

Depois do temporal, depois do grande volume d'água, depois da ventania, vem o sol, vem o anoitecer calmo e brando.


 
"(...)vou deixar passar a tempestade, talvez, amanhã, água pura e toda a verdade(...)"
 

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Fim de mundo: acontece desde muito tempo.

Sinto-me invadida por aquela sensação ruim de final de ano. Perco o sono durante a noite e penso em tudo de ruim que aconteceu e tem acontecido. É uma angústia que chega sem pedir licença. Você sabe bem do que falo, caro leitor.
Ultimamente, nem eu mesma sei o que se passa em meu coração. É como se, na companhia dos outros, tudo estivesse muito bem e, quando encontro meus pensamentos, as máscaras caem e, então, percebo que nem tudo pode ser como eu esperei, como eu sonhei. Afinal, quem sou eu? O que faço neste mundo de perdidos, nessa vida marcada por desencontros, idas e vindas? Quero liberdade! Que se dane a censura, o medo e as proibições. Estou cansada de viver rodeada de conceitos sobre o que é certo e o que é errado. De que adianta viver da forma mais correta possível, se a nossa vida, desde as antigas gerações, é baseada no errado, nos crimes, nos pecados?
Sabe, tenho minha fé, sempre respeitei os "mais velhos" e, inclusive, os "mais novos", estou prestes a entrar no universo dos universitários...tudo bem, tudo bem, eu não trabalho, eu ainda dependo dos meus pais para tudo, mas, provavelmente, eu mereça um voto de confiança, afinal, enquanto muito roubavam, causavam acidentes de trânsito, matavam, eu estava em casa estudando. Não, não me entenda mau; eu não estou dizendo que gostaria de ter matado e roubado, muito pelo contrário, estou contente com o que eu sempre fui, com os meus princípios e com a história que construi até aqui, porém é chegada a hora de eu encarar o mundo, tomar novos rumos e alçar voô em direção ao que acredito ser o melhor.
Talvez, eu esteja chateada com a sociedade. Quem sabe, eu esteja cansada dessas histórias de comprar, comprar, comprar, enfim, consumir tudo o que se vê pela frente. Sinto raiva, vontade de "quebrar a TV", quando começam essas propagandas das promoções para os presentes de Natal. Até parece ironia falarem em presentes de Natal. Alguém já parou para pensar em Jesus Cristo, o aniversariante do dia 25 de dezembro. Basta preparar uma ceia incrível, trocar presentes, revelar o amigo secreto e só pensar em bens materias? Pelo o que sei e de acordo com o que aprendi desde a infância, a essência do ser humano está naquilo que existe em seu coração.
Hoje, era o dia do FIM DO MUNDO, não é? Pois bem, ser humano, homens e mulheres, crianças e idosos, parabéns para nós, estamos colaborando para o final dos tempos desde o dia em que passamos a desvalorizar o amor, o carinho e a amizade e, então, adoramos às compras e o ódio, o rancor, a guerra.

(...)

Não sei e é o tempo, se é a chuva ou se sou eu mesma, mas, confesso que, faz, mais ou menos, uns dois ou três dias, que o stress reina em meus pensamentos. Queria um calmante natural, queria que o mundo mudasse, que tudo fosse propício para uma mudança interna. Eu não entendo o ser humano.

quarta-feira, dezembro 19, 2012

2012: O que fica e o que se leva.

A vida, às vezes, nos deixa duvidosos quanto ao que é e sempre foi verdadeiro. Chega um momento em que a explosão de sentimentos é tão intensa que chega-se a duvidar do que se construiu ao longo do tempo. Tenho me deparado com situações, que já passaram, mas que, agora, deixam muitas dúvidas com relação às personalidades daqueles com quem convivi durante anos. O ser humano muda, transforma-se, cresce, procura seu espaço no mundo, alguns constroem sua história sem nenhuma base fortalecida e são influenciados pelos mais fortes, outros são donos de seu próprio caminho e são capazes de deixar suas marcas do mundo sem pisar em ninguém. No entanto, com o tempo, surgem aquelas palavras que não foram reveladas no momento em que foram ditas, resurgem aqueles sentimentos que não foram expressos quando foram sentidos e, então, o que resta para nós? Será que, ao final de tudo isso, teremos, em nossas mãos, um punhado de rancor, medo, insegurança e arrependimento? Será que as coisas se desfazem, as pessoas se transformam, sem considerar tudo o que um dia foi vivido? Ouvi falar que, antigamente, "quando algo se quebrava, consertava-se e não, jogava-se fora". A verdade é que  a ordem capitalista, o universo do consumo atinge, inclusive, as relações de pessoa para pessoa. A verdade é que, hoje, não se pode confiar em mais ninguém.
 
Família.
 
Acredito que seja da minha natureza relevar todos os detalhes e querer uma explicação para cada situação, mas, parece que isso não faz o estilo da maioria dos seres humanos, os quais buscam, na verdade, amenizar sentimentos, colocar tudo para baixo do tapete e esquecer. Eu não. Gosto de resolver, nem que seja, por uma discussão e que se apontem os erros, mas o que não deixo passar é que alguém, dono de uma parcela de culpa, distorça tudo e tente sair como vítima. O perdão é uma das grandes virtudes do ser humano, acho lindo quando alguém pede desculpa, mas o perdão só é válido quando se assume um erro, tornando-se sem sentido quando é da boca para fora.
Sabe, tenho-me questionado quanto ao que é o homem e o que esse ser vê como principal, como essencial para sua felicidade. Talvez, eu seja um tanto quanto diferente da maioria dos adolescentes. Não valorizo como indispensável essa história de "farrear" todo final de semana, aliás, adoro sair com os amigos, curtir uma festa, ou seja, viver o que tem de ser vivido nessa fase da vida, mas se eu tiver que escolher entre ficar em casa e permitir que meus pais durmam tranquilos ou sair, fico em casa. Durante 2012, aprendi muita coisa e um delas foi que se deve dar valor a quem NUNCA me abandonou. E as únicas pessoas que NUNCA me abandonaram foram meus pais e eles, sim, merecem meu respeito, meu amor e todo o tempo livre que eu tiver.
 
Na vida, a maioria das coisas é passageira, até mesmo, o que foi verdadeiro. Tudo é muito relativo. O que é certo para mim pode ser o errado de muitos e vice-versa. Encerro 2012 com uma sensação de dever cumprido. O que tinha de ser feito, fez-se. Estudei o que eu pude, sorri, vivi novas experiências, fiz novas amizades, perdi algumas pessoas, aproximei-me muito da minha família e só tenho de agradecer a Deus pela vida e, principalmente, pela forma como ele me fez.
 
 
 
 
 
Na foto ao lado, "Abraço Solidário", projeto dos Clubs Terra dos Poetas.

terça-feira, dezembro 18, 2012

Decepções: que se desfaçam.

Que se desfaça, então, mas que se desfaça para sempre, porque eu não quero sentir essa mistura de sentimentos, que oscilam entre a tristeza por perder um laço, o qual já foi muito forte, e o anseio, a angústia e a raiva por ver as pessoas se transformarem. Confesso que pensei que já havia visto tudo, pensei certo, pois ver eu vi, mas sentir, não senti.Quero esquecer, ir em frente, sem olhar para trás, conquistar novas amizades, valorizar as que valem a pena, sem depositar grandes expectativas nas pessoas. De todos os seres que existem, as pessoas são as que têm a maior capacidade de decepcionar umas as outras, sem medir as consequências, sem levar em consideração o passado e sem pensar no futuro e este pode ser o mais surpreendente possível; esperemos!

segunda-feira, dezembro 17, 2012

"Quero paz, amor no coração..."

Bom dia! Semana iniciando com uma segunda-feira linda na Terra dos Poetas, depois de chover no final do domingo. Final da semana foi muito diferente dos últimos sábados e domingos. Sábado, pela manhã, "Abraço Solidário", no calçadão, um projeto dos Clubs Terra dos Poetas; um momento ímpar, principalmente, no final do ano, quando todas as pessoas entram no espírito natalino e dedicam-se aos trabalhos solidários. No início da noite, fui ao Cascão com a Letícia Balboni e Nathália Bissaqe. É muito bom aproveitar as férias, assim, sem preocupação, numa boa...
Domingo, como costume, minha família realizou a "Festa do Figo". Com certeza, a maioria dos leitores não deve saber do que estou falando, mas, para esclarecer, é um momento, que acontece uma vez por ano, quando minha família materna se reúne para fazer doce de figo. Ontem, cansei bastante, porque afinal foram mais de 60 dúzias de figo colhidos, limpos e que já estão dentro dos vidros, esperando as festas de final de ano.
Para hoje, eu quero paz. Quero ler "O Grande Mentecapto", de Fernando Sabino e descansar. Menos de dez dias para o Natal e menos de quinze para o final do ano. Que venha 2013 com muita saúde, paz, felicidades e amor!
Uma ótima semana a todos.

sexta-feira, dezembro 14, 2012

Amizade: abraço sincero

Uma verdadeira amizade ultrapassa fronteiras, vai longe, mas volta, volta e as coisas acontecem como sempre: muitas risadas, piadas e muito pouco se fala sério, porque o tempo é curto para quem ficou um ano distante. Não esquecendo, também, das surpresas, na verdade, sustos, que sempre acabam em sorrisos. Na verdade, tudo acaba em sorrisos quando a saudade é enorme, quando o medo de nunca mais nos encontrarmos foi constante. E, então, depois de tanto tempo, aqui estamos, juntas, unidas, talvez, por Deus, porque Ele, sim, faz coisas inexplicáveis, tipo a nossa amizade.

 
Eu, Letícia Balboni e Nathália Bissaque

quarta-feira, dezembro 12, 2012

Sonhos: que sejam reais se valerem a pena.

Sonhos se realizam, momentos se tornam reais... Tudo está tão perto! Cada vez mais, tenho a certeza de que a vida é repleta de peças que, aos poucos, como num quebra-cabeça, encaixam-se, com um simples "empurrãozinho". E ainda há aqueles que duvidam do poder do ser humano, do poder de cada um de nós sobre nosso próprio destino. Nada é impossível e se parecer muito difícil, é bom parar e analisar, pois, às vezes, a vida está nos dando a oportunidade de pensarmos mais uma vez, antes de concretizarmos um fato.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Novos tempos: retorno às palavras

Queridos leitores, ao mesmo tempo em que peço desculpas, também, digo que volto a escrever em meu blog. As aulas acabaram, Vestibular passou e, então, as férias chegaram. Sinto que meus deveres foram cumpridos e, agora, é chegado o momento de descansar e aproveitar as surpresas do fim de 2012 e início de 2013.
Quanto ao Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria, estou convicta de que as coisas podem não ser como acreditamos que seja o melhor. Estou esperando pelo melhor e sempre pedi a Deus que ele me proporcionasse o que, realmente, me fizesse bem. É claro que se eu não for aprovada, outros caminhos se abrirão e as coisas vão "se ajeitar", conforme têm de ser.
No Colégio Medianeira, terminei o ano tranquilamente. Encerrei no Ensino Médio sem nunca ter pego uma recuperação e com apenas uma nota abaixo da média. Finalizei a Educação Básica sem problemas!
Hoje, já começaram a acontecer as surpresas, as quais me referi no primeiro parágrafo. Estou tão feliz...Entretanto, não posso revelar o porquê por algum tempo, quem sabe, até o fim do dia. À tarde, quero rever alguns amigos, dar risada, caminhar até cansar e, mais do que nunca, aproveitar as tão esperadas férias!
O "Um dia no amanhã", a partir de hoje, é reativado. Abro as portas do meu coração para cada um dos visitantes. Sejam bem vindos os novos e, aos que sempre estão por aqui, deixo um forte abraço e um Muito Obrigada! Ótima terça-feira a todos!