sexta-feira, março 30, 2012

Palavras e Ondas - Convite

Recebi, hoje, um convite da minha amiga Lígia Rosso para participar amanhã do programa Palavras e Ondas, na Rádio Central FM, 87.9. Fiquei muito contente. Falarei sobre o blog, o livro Infinitamente Mulher e sobre o Interact Club Terra dos Poetas. O programa começa às 14hrs. Convido todos para que escutem!

Eu e Lígia no lançamento do "Infinitamente Mulher"

[...] As coisas são assim mesmo [...]

Então, de repente, você abre os olhos e percebe que algo está errado, percebe que talvez tudo esteja fora do lugar e, então, pensa em soluções e não as encontra, acredita ser impossível que todos saiam sem mágoas, sem receio. Calma! Um dia, quando menos se espera, tudo se resolve. As coisas são assim mesmo: às vezes, não temos o que queremos e, sim o que não queremos e isto pode ser um atalho para a felicidade.

quarta-feira, março 28, 2012

Idas & Vindas

O ar frio do inverno chegou mais cedo. Desde o início da semana, percebemos que os próximos meses serão de um inverno rigoroso, talvez, da mesma intensidade com que foi o nosso verão.
Ontem, estive em Santa Maria. Consultas, exames e, no final, tudo bem! Agora, parece que as coisas tomarão seu rumo de forma menos "enrolada", parece que tudo se resolveu.
Hoje, pela manhã, além de fazer a segunda parte do Simulado do ENEM do Portal Educacional, recebi homenagem, ao lado da Eduarda Bitencourt, por nossa participação no livro Infinitamente Mulher. O Colégio Medianeira, incluindo professores, alunos, funcionários e direção, sempre incentivam e reconhecem os talentos. Fiquei muito feliz! Obrigada!
Já percebi que contos fazem sucesso no blog. Então, continuarei postando novas histórias. Obrigada pelas visitas!
Excelente quarta-feira a todos.

sábado, março 24, 2012

Conto: Recordações

Ao acordar, senti frio. Parecia que o inverno estava voltando e fiquei feliz com isso. Tinha a esperança de que o vento frio de junho, julho e agosto levassem embora as angústias, a ansiedade do verão e principalmente, as dúvidas.
Eu não queria sair de casa naquela manhã, porque precisava pensar no que eu faria dali para frente. Morar sozinha numa cidade desconhecida e, ainda por cima, ter de conviver com pessoas inconvenientes, trazia uma saudade imensa de casa. Era sexta-feira e isso deveria ser uma motivação para que eu fosse trabalhar e, a noite, ir para a faculdade, aprender as técnicas da comunicação, mas não. Eu queria mesmo era ficar em casa, deitada de preferência, para pensar.
Há dias em que minha única vontade é refletir sobre quem eu sou e o que eu quero. Porém, isso muda todos os dias. É difícil ser uma em meio a pessoas tão diferentes e complexas. Queria me libertar de todas as confusões!
Criei forças e levantei da cama. Tomei banho, vesti-me e fui à cozinha, preparar um café. Então, de repente, tive vontade de sair e foi isso que fiz.


A rua estava movimentada. Pessoas quase correndo, com certeza, para que não chegassem atrasadas ao emprego. Vi um grupo de meninas, devidamente uniformizadas. Devem ir para a escola! Pareciam ter entre quatorze e dezesseis anos e estavam felizes. Senti maior saudade, ainda, dessa fase.
Continuei caminhando pelo centro, até que deparei-me com uma mulher, que eu conhecia. “Quem era?”, pensei. Ela parou diante de mim e perguntou se eu ainda lembrava dela. Confessei que não sabia de que lugar, de que momento, mas eu a conhecia.
Para minha surpresa, era uma amiga que havia ido embora, antes mesmo de que eu terminasse o Ensino Médio e, então, voltou. Estava morando, trabalhando e estudando na mesma cidade que eu. Era Bianca. Chorei, chorei de emoção por encontrá-la depois de tanto tempo.
Muita coisa havia se perdido, mas outras podiam ser recuperadas, porque eram verdadeiras. Conversamos por alguns minutos, até que olhei para o relógio que havia no centro da cidade e vi que faltava quinze minutos para o expediente começar no Jornal. Peguei o número do telefone de Bianca, seu endereço e despedi-me.
Enquanto caminhava rumo ao trabalho, percebi o quanto foi bom ter criado coragem e ter saído caminhar. O destino é fascinante. As coisas acontecem como têm de ser. Eu estava sorrindo.


Dali alguns dias, encontrei Bianca novamente. Conheci seus colegas de faculdade e passamos a conviver como nos velhos tempos. Como eu saía mais, conheci novas pessoas, reencontrei velhos amigos e isso fez com que eu visse aquela enorme cidade como do tamanho exato para minhas expectativas.
Tive várias surpresas ao longo daqueles anos. Revi pessoas que eu jamais esperava encontrar. Fortaleci novamente os laços e um novo mundo se formou para mim. A faculdade, além de festas, era também estudo e eu conseguia conciliar tudo: diversão, trabalho e minha realização profissional.


Certa manhã, quando cheguei ao Jornal, fui convidada para ser apresentadora de um programa informativo. Não pensei duas vezes e aceitei. Era meu sonho, era o início de um tempo em que eu me tornava adulta.
Depois de dois dias, descobri que eu só me tornava apresentadora porque um novo colega ocuparia meu espaço na edição do Jornal. Era mais um reencontro com uma pessoa especial que se concretizava.

quinta-feira, março 22, 2012

Só espero...

Só espero que não nos perdamos no universo das incertezas e das dúvidas. Só espero que não queiramos abandonar uma ilusão que, na verdade, não existe.

Idas & Vindas

Quinta-feira! Sim, já estamos próximos de mais um final de semana e a tão esperada chuva não chega na Terra dos Poetas. Sinto que se chovesse, as coisas se acalmariam! Porém, enquanto não chove, temos de enfrentar o que der e vier.
A semana foi agitada, assim como as outras: aulas, estudo em casa e o pensamento a mil..."Vestibular, vestibular, ENEM, Vestibular". Hoje, uma de minhas colegas falou: "Queria que hoje fosse dezembro!" Eu não. Queria que fosse janeiro, queria que a aprovação e a reprovação já tivessem dado suas caras e pronto. É muito cansativo e, além disso, um tanto quanto chato, ter uma prova de fogo no final do ano.
Ainda há muitos impasses a serem resolvidos; muitos planos para se desenvolverem; muitos sonhos para se realizarem e tenho certo medo, é claro! Mas de quê adianta? N-A-D-A! Na verdade, só atrapalha. Então, que as melhores decisões sejam tomadas e que não deixemos espacar de nossas mãos a felicidade.
Boa Noite!

segunda-feira, março 19, 2012

Que seja intenso

Que seja quatro meses, mas que não termine aqui. Que falte mais da metade para um ano, mas que dure um milhão de anos mais. Que seja significativo, que seja doce, belo. Que seja de amor!




Tempo, tempo, tempo, tempo

Que tempo é esse,
que passa, leva lembranças, traz novas emoções?
Que tempo é esse
que vai e volta
e, a cada dia, surpreende?
Que tempo é esse
que me faz feliz
e que eu gostaria que fosse eterno?
É o tempo presente,
o mais lindo presente
e que, realmente, seja para sempre!

domingo, março 18, 2012

[...]que seja segura a nossa felicidade [...]


Talvez, seja apenas uma tempestade. Talvez, seja somente um stress diário. Mas eu tenho medo. Tenho medo de que isso não seja passageiro, assim como eu gostaria. E, nessas idas e vindas, junto a essa incerteza, eu sigo, porque ficar parado é a última coisa que eu poderia fazer. Não estou ensaiando uma cena melancólica e, se quer, um dia perfeito. O que eu quero, o que eu preciso mesmo é viver, entende? Viver sem máscaras, viver o que é real. Não quero uma verdade inventada, aceito até mesmo uma mentira verdadeira, algo concreto. Que as respostas venham com o tempo, mas que seja segura a nossa felicidade! Isso é o que importa.

quinta-feira, março 15, 2012

Amanhã, talvez ...

Estava estudando, mas precisei de uma pausa. De repente, tive vontade de escutar músicas, músicas "antigas", músicas de algum tempo atrás e é como se os momentos vividos há meses, anos, dias, estivessem impregnados na letra de cada música e me fizessem voltar, seja pela saudade ou pela simples vontade de reviver instantes muito especiais.
É engraçado como a vida organiza as coisas. Nos distanciamos por motivos tolos, mas o que é realmente verdadeiro não morre, nunca morre e isso posso afirmar, porque vivi e comprovei esse pequeno detalhe.
Por mais incrível que pareça, o ritmo de uma música me faz sentir o frio do inverno, o frio das manhãs em que fui para a escola ano passado, a letra de outra faz nascer certa tristeza em mim, não sei o porquê.
Sinceramente, não consigo imaginar o mundo sem a música, sem um ritmo, porque, queira ou não, toda pessoa tem um embalo, toda a pessoa tem a sua composição e isso é o que difere os momentos simples de instantes emocionantes e inesquecíveis.

"Amanhã, talvez, esse vendaval faça algum sentido. Dá para se dizer qualquer coisa sobre todo mundo, por hoje é só, vou deixar passar a ventania, talvez, amanhã, vento, vela e velocidade. Mar azul, céu azul, sem nuvens..." (Depois da Curva - Pouca Vogal)

quarta-feira, março 14, 2012

Papo furado [2]

Quando parece que a poeira vai baixar, pronto, vem um temporal novamente.


Fiquei indignada, ontem, quando meu irmão falou que teria aula apenas na próxima segunda-feira. Tudo bem, salário dos professores é baixo, a profissão é desvalorizada, todos os profissionais têm de passar pelas mãos de um professor. Concordo plenamente que é preciso um reajuste salarial e um maior respeito com relação a essa classe trabalhista. No entanto, eu mesma já pensei em ser professora e ouvi muitos dizerem que não seria fácil, então, respondi que eu sabia do fato, mas se escolhesse tal profissão pensaria nos meus alunos, que precisam, no final do ano, passar num Vestibular, precisam ser aprovados em concursos. Sei que os professores também têm família, têm sonhos a realizar, mas e os estudantes que, em sua maioria, estão preocupados em construir um futuro digno? Não sou aluna da rede estadual, porém já fui e reconheço a insatisfação dos professores e, além disso, reconheço o trabalho dos mesmos. Deixo, porém, expressa minha indignação com a atitude tomada pelos responsáveis pela educação.


O calor foi amenizado! Espero que, da mesma forma, tudo dê certo no final e que essa semana não seja marcada por mais estresse. Não tem quem aguente viver em meio a um tumulto de problemas.

segunda-feira, março 12, 2012

E a semana está apenas começando...

A semana começou de forma tranquila para mim, mas, para os santiaguenses, falando de forma geral, a segunda-feira não foi nada fácil. Violência, violência e mais violência. Às vezes, penso como será daqui uns anos, como será o mundo para os meus filhos e, realmente, dá para se assustar.
Calor? Prefiro nem escrever e nem falar mais nada. O jeito é ignorar o máximo que puder.
Hoje, estou cansada, admito, porém é difícil cumprir todas as metas com esses dias intensos. Amanhã, com certeza, não será um dia fácil. Na verdade, existe dia fácil? Até hoje, não vivi nenhum! E sou feliz assim. Então, que a facilidade esteja longe de mim, em alguns casos. Gosto de comemorar o gostinho da conquista sabendo que a batalha foi dura.
Caros leitores e amigos, boa noite a todos. Vou descansar! Abraço.

domingo, março 11, 2012

O nosso final feliz

Toda a história de amor pode ter um fim,
quando não há forças para continuar lutando,
quando estamos cansados,
quando pensamos que não vale a pena
e assim, a vida parece perder o sentido
e de repente, acordamos e percebemos
que o mundo ainda está nos esperando.
Reviramos baús, procuramos as velhas músicas,
tentamos chorar por ele,
mas não conseguimos, porque aquele sentimento acabou.
Porque tudo se perdeu!
Talvez, estejamos enganados
e quando estabelecermos uma comunicação, tudo voltará,
mas às vezes, a certeza é tão grande,
que acaba pondo fim a tudo
e nunca mais é possível sonhar como já se sonhou,
porque o passado traz medo,
traz uma escuridão sem fim.
Porém, há um cadeado que nos impede de voltar.
Um cadeado conhecido como orgulho,
o qual no princípio, quase nos deixa loucos,
mas depois, vem o costume.
O velho e bom costume que nos ajuda
a nos acostumarmos com o fato de vivermos sós,
sem alguém para caminhar diariamente conosco,
causando lágrimas ou sorrisos.
No caso de quem sofreu, nem mesmo lágrimas
e sim, olhares de desconfiança,
porque o tempo desgasta os sentimentos,
mas só quem é fraco o suficiente
pode se dobrar aos moldes do amor
carregando não só as lembranças,
mas o grande amor ao seu lado para sempre.
Procuro essa distância
como sinônimo de anti-angustia,
para evitar que nossos olhos,
daqui um tempo, não suportem,
se quer, se cruzar em meio a multidão.
É melhor assim mesmo...cada um no seu canto
 fugindo um do outro e tentando resolver as angústias
com as pedras que encontramos no caminho.


(Escrito em 30 de maio de 2011)

Idas & Vindas

O que era para ser um final de semana tranquilo, sem estresse, propício para o descanso transformou-se em, praticamente, dois dias de preocupação. No entanto, graças a Deus, meu pai está bem, já veio para casa e foi apenas um susto. Agora, tomaremos as devidas providências, mas, com certeza, tudo dará certo. O que move minha família é a fé e eu acredito que sem ela, nenhum ser humano alcança seus objetivos.

Estudar, estudar, estudar...como com esse calor? Não vejo a hora de cair um chuvão e os dias se tornarem mais aconchegantes, mais fresquinhos. É quase impossível ir para a escola, se concentrar e, além disso, estudar porque no final do ano temos o vestibular. Quero o inverno, urgentemente!

Que a próxima semana seja de paz. É só isso que eu quero. Ah, e que venha um friozinho acompanhado de tranquilidade!

sexta-feira, março 09, 2012

Fotos

Fotos do Mulher Nota Mil no site http://casadopoetadesantiago.blogspot.com/

Uma obra delicada, feminina, encantadora

Ontem foi um grande dia para as escritoras da Terra dos Poetas, as quais, além, de homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, ganharam como presente o Lançamento da obra "Infinitamente Mulher".

Algumas das 55 mulheres participantes do livro.

Foi um momento lindo, único, encantador. Infinitamente Mulher é uma obra delicada, feminina.

Sinto-me muito lisonjeada por participar desta coletânea, principalmente, porque esta reúne desde escritoras veteranas até as jovens talentos. Aos organizadores do livro, Márcio Brasil, Tainã Steinmetz e Gisele Ribeiro, Muito Obrigada pela oportunidade e Parabéns pela iniciativa.



Assim como as demais escritoras, recebi o Certificado "Mulher Nota Mil".


segunda-feira, março 05, 2012

Parabéns, Colégio Medianeira!

É mais um ano de história, conquista, dedicação. Mais um ano de formação para a vida.

Colégio Medianeira, Feliz Aniversário!

Uma escola não é apenas suas classes, seus prédios, seus quadros e o giz. Uma escola de verdade possui alma, os alunos têm alma e os educadores também. Um colégio de verdade tem como alicerce o saber e os valores que levamos para a vida.


sexta-feira, março 02, 2012

Crônica de uma sexta

Mais uma semana chega ao fim e com ela, eu espero que se vá boa parte do estresse que adquiri em menos de três dias. É complicado querer, mas não poder ou ter de escolher, criar prioridades. Na verdade, já sei o que é o mais importante. Embora tenha em mente cada um dos meus sonhos, a cada dia, surgem novas tentações. Sim, tentações e, muitas vezes, estas são apresentadas pelos próprios amigos. Como não bastasse, a indecisão, surge, ainda, o medo do arrependimento e isso, com certeza, incomoda e muito. Ser estudante, ser colega, ser amigo, ser namorado, ser aluno, ser filho, ser irmão, enfim, viver nunca foi fácil e nunca será, porque se não, não seria vida, entende? É, talvez, nem eu entenda!
Não vivo procurando respostas curtas, vivo tentando encontrar soluções, soluções complexas e dane-se o simplismo. Não gosto de coisas simples. Aprendi há poucos dias que, nem mesmo numa redação, deve-se ser simples, mas é importante, também, ser claro. Com o tempo é assim: não podemos querer as coisas prontas, as fórmulas, é preciso que cada um encontre o seu caminho, o seu modo e, então, seja claro, porque só aquele que possui conhecimento pode transmitir com clareza o que sabe. Uma obra, por exemplo, dotada de vocábulos complicados...Um minuto, por favor, acredito ser necessário reformular minha frase: Uma obra, por exemplo, dotada de palavras estranhas, não será entendida por todas as pessoas, visto que, grande parte da população ainda não tem o hábito da leitura e, por isso, não sabe, se quer, que "vocábulos" é sinônimo de "palavras".
O mais correto é acreditar que tudo está em constantes mudanças. Ainda hoje, por alguns segundos, acreditei que o fim do mundo estava próximo, simplesmente, porque vi algo de estranho no céu, porém prefiro não entrar em grandes detalhes. Não sou muito de analisar o céu e procurar entender seus mistérios, mas confesso que fiquei curiosa. Registrei em fotos. Prometo que vou pesquisar e, assim, poderei afirmar com certeza o que foi que eu vi. Calma, não é o fim do mundo. Acreditei nisso por dois segundos, digamos, porque, realmente, o tempo está cada vez mais curto e dois segundos já fazem diferença. Vou dormir tranquila, isso é certo!
Estive pensando à tarde o porquê de eu chorar, ou melhor, me emocionar com palavras, com momentos, que tocam na alma. Sou chorona. Gosto de ser assim. É bom ser sensível, mas, às vezes, tenho de me controlar. Há momentos em que não se pode deixar a emoção ultrapassar a razão. Há instantes em que é proibido chorar, não porque alguém vai rir ou porque chorar é para os fracos, mas unicamente porque o local, as pessoas e o que está acontecendo não requerem lágrimas. Não gosto disso! Por isso, choro seja na aula, seja na sala da minha casa, no meu quarto, choro quando há motivos para chorar e que fique claro: não choro somente por tristeza, por alegria, também, por emoção.
Não tenho o que reclamar. Hoje, apesar de tudo, é um dia feliz e amanhã, será melhor ainda.

quinta-feira, março 01, 2012

Infinitamente Mulher - Lançamento dia 08 de março

Dia 08 de março, acontecerá o lançamento da obra "Infinitamente Mulher", uma iniciativa e organização da Casa do Poeta de Santiago e do Centro Materno Infantil. A coletânea reúne contos, crônicas e poesias de autoras santiaguenses. O palco para o evento será a Estação do Conhecimento.



Com certeza, a Terra dos Poetas só tem a ganhar com o trabalho da Casa do Poetas, a qual valoriza mais, a cada dia, o trabalho literário dos santiaguenses. Agradeço aos organizadores pelo convite e incentivo e conto com a presença dos amigos, leitores e familiares no dia do lançamento!